O Governo Federal deve concluir nesta segunda-feira (31) os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de janeiro. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas estão pegando esse dinheiro nesta primeira liberação do ano. Eles afirmam que a fila de entrada no programa chegou ao fim.
Mas o fato é que muita gente que tem direito ao benefício ainda não conseguiu receber nada este ano. Essas pessoas não pegaram o dinheiro em janeiro por uma série de motivos. Talvez o principal deles seja a demora na atualização dos dados do Cadúnico em algumas regiões. Isso pode provocar um atraso na entrada da folha de pagamento.
Esses brasileiros que estão no Cadúnico e que respeitam todas as regras do programa não conseguiram pegar nada em janeiro. Agora, eles querem saber o que eles precisam fazer para conseguir receber a quantia em fevereiro. Na prática, eles querem dicas de como entrar na folha de pagamento do benefício no próximo mês.
De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, no entanto, não há nada que possa ser feito. Se você se inscreveu no Cadúnico, conseguiu entrar e está dentro dos limites de renda exigidos, resta portanto esperar. A tendência é que o Governo Federal
analise a sua situação já nos próximos dias.
Como se sabe, o poder executivo não abriu nenhum tipo de inscrição para o Auxílio Brasil. Então seguem valendo os dados do Cadúnico para esta análise. Quem entrou para esta lista, segue com esses dados atualizados normalmente. Não precisa fazer mais nada. Agora é esperar para saber se você vai receber ou não.
Não. Não é preciso atualizar o Cadúnico para tentar receber o Auxílio Brasil agora em fevereiro. Como dito, as informações que você inserir no momento de entrada da lista seguem valendo normalmente agora.
Isso obviamente não vale para os casos das pessoas que passaram por uma mudança estrutural na família entre os meses de janeiro e fevereiro. Neste caso, a atualização do Cadúnico é de fato necessária.
Então se alguém morreu, nasceu, perdeu ou ganhou emprego, mudou de escola ou se mudou, por exemplo, o cidadão precisa fazer a atualização no Cadúnico. Esse dado precisa entrar na base de informações que o Governo vai consultar.
Vale lembrar, no entanto, que o fato de estar no Cadúnico não é garantia de recebimento do Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, é preciso esperar até o momento em que o Governo vai fazer essas novas escolhas.
Como dito, o Cadúnico é apenas uma espécie de porta de entrada para esses programas. Quem está lá tem chance de entrar. Mas não há uma garantia. Então quem não entrou em janeiro, não pode contar com os recebimentos em fevereiro ainda.
E mesmo quem entrou em janeiro, ainda precisa esperar. Isso porque todos os meses o Palácio do Planalto vai fazer novas análises nos dados de todos os usuários. Quem não obedece todas as regras pode perder o direito de receber o benefício.