O Governo Federal concluiu nesta segunda-feira (31) os pagamentos de janeiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais do Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas receberam o benefício nestas últimas semanas. O que se sabe é que ninguém recebeu menos do que R$400.
O Governo Federal já divulgou o calendário oficial de fevereiro. De acordo com essas informações, o próximo pagamento do programa vai ser feito no próximo dia 14 para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. A tendência é que mais gente consiga entrar no benefício.
E esse é justamente o nosso ponto aqui. Muita gente que não recebeu nada em janeiro quer saber se tem chances de entrar na folha de pagamento do programa em fevereiro. Uma das questões que está circulando muito nas redes sociais gira em torno da situação das pessoas que moram sozinhas no projeto.
Afinal, quem mora só vai poder entrar no Auxílio Brasil também? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Essas pessoas poderão entrar no projeto em questão. Mas é preciso lembrar que o fato de você morar só não significa muita coisa. O importante é obedecer todas as regras de entrada no programa.
E quais são essas normas? De acordo com o Ministério da Cidadania, para entrar no Auxílio Brasil é preciso estra dentro do Cadúnico. Além disso, é importante estar dentro dos limites de renda que o programa está exigindo. Se você não segue essas regras, então não vai receber o dinheiro, independente de morar sozinho ou não.
Então vamos fazer um exercício de imaginação para quem mora sozinho. Em geral, as regras do limite de renda dizem que têm direito ao Auxílio Brasil as pessoas que estão em situação de extrema-pobreza.
Também podem receber os que estão em condição de pobreza desde que morem com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade. Então, o que podemos tirar disso tudo para as pessoas que moram sozinhas?
Se você mora só, está em situação de extrema-pobreza e está no Cadúnico, tem direito de receber o Auxílio Brasil. Isso independente de qualquer coisa. São pessoas que ganham uma renda per capita de até R$ 105.
Se você mora só, está em situação de pobreza e está no Cadúnico, também tem direito de entrar no programa. Mas neste caso você mesmo vai ter que ser uma gestante. Caso contrário, não vai poder ter a chance de entrar.
É importante lembrar que ter direito de receber o Auxílio Brasil não é a mesma coisa de receber o dinheiro automaticamente. Mesmo que você atenda todas as regras do programa, é preciso esperar a decisão do Ministério da Cidadania.
Vale lembrar que o Governo Federal não tem obrigação de zerar a fila de espera para o Auxílio Brasil. Por isso mesmo, eles podem decidir quem são as pessoas que podem entrar em quem são as que precisam esperar mais um pouco.