Nesta terça-feira (20), o Governo Federal liberou oficialmente mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil. Hoje, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) 2. As liberações do benefício tiveram início ainda nesta segunda-feira (19), e devem seguir até o próximo dia 30 de setembro.
O Ministério da Cidadania indica que as liberações do benefício já estão na conta dos usuários com NIS 2 desde as primeiras horas desta manhã. Todos os beneficiários do projeto social devem receber, no mínimo, R$ 600 por família. Caso o patamar tenha sido depositado de maneira reduzida, o cidadão precisa procurar a Caixa Econômica Federal.
Para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil, os usuários podem usar o novo cartão do programa, que já está sendo distribuído pelo Governo Federal. Quem ainda não tem o novo dispositivo, terá a oportunidade de usar o do antigo Bolsa Família. O Ministério indica que não há prazo de validade e que os dois cartões possuem basicamente as mesmas funções.
Quem não tem nenhum dos dois cartões, também pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através do sistema do app do Caixa Tem. O aplicativo é gratuito e já está disponível para download em celulares com sistemas Android ou iOS. Através do app é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque.
Os usuários que possuem o NIS final 2 não precisam correr para movimentar o saldo nesta terça-feira (20), e muito menos gastar o dinheiro todo de uma só vez. Em regra geral, cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar a quantia de alguma forma. Uma simples movimentação já garante a manutenção do saldo em sua conta por tempo indeterminado.
Número de usuários
Entre os meses de agosto e setembro, o Governo Federal inseriu mais de 450 mil novos usuários na folha de pagamentos do programa social. Desta forma, o número total de atendidos pelo projeto chegou em 20,65 milhões de brasileiros.
Trata-se de um recorde. Este é o maior número de usuários atendidos por um programa social permanente na história do Auxílio Brasil, considerando não apenas o período de pagamentos do projeto atual, mas também os anos do antigo Bolsa Família.
De todo modo, o ritmo de novas entradas caiu em relação ao que se viu em agosto deste ano. No mês passado, o Governo Federal conseguiu inserir mais de 2,2 milhões de pessoas de uma só vez. Os dados são do Ministério da Cidadania.
Novas entradas no Auxílio Brasil
Fato é que o número de usuários do Auxílio Brasil pode subir ainda mais nos próximos meses. Indicações do Governo Federal apontam ser provável que novas pessoas sejam selecionadas nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Desta forma, quem não conseguiu entrar no benefício neste mês de setembro, terá novas oportunidades de entrar no decorrer deste ano. Neste sentido, é importante seguir as regras de entrada para seguir tendo oportunidades.
Para ter direito de receber o Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante se encaixar nas regras de limite de renda. Para quem já cumpre estas normas, a dica é esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.