Se você está esperando receber o Auxílio Brasil, saiba que o governo federal afirmou que zerou a fila, então pode ser que você receba algum valor já em janeiro. Ao todo foram incluídos mais 2,7 milhões de famílias neste primeiro mês do ano. Confira abaixo também quem tem direito ao Auxílio Brasil.
Leia também: LIBERADO calendário oficial de saques do FGTS
Mesmo com esse anúncio, de acordo com a lei aprovada, o governo federal tem autorização para manter uma fila de espera do benefício. Na justificativa do veto, o presidente defendeu que “a proposição contraria o interesse público, pois a vinculação de atendimento de todas as famílias elegíveis acarretaria em ampliação das despesas”.
E continuou: a “proposta estaria em divergência com o disposto em seu § 1º, o qual confere ao Poder Executivo federal a prerrogativa de compatibilizar a quantidade de beneficiários e de benefícios financeiros previstos com as dotações orçamentárias disponíveis, o que afastaria a obrigatoriedade de atender, na integralidade, todas as famílias que cumprissem automaticamente os requisitos estabelecidos neste projeto”.
Mesmo assim o governo alega “ter zerado a fila de espera” e com mais 2,5 milhões de famílias neste mês, o Auxílio Brasil deve atingir 17 milhões de famílias. Em dezembro, o valor médio de repasse foi de R$ 408,84, somando um total de R$ 5,9 bilhões pagos pela União.
Para receber o Auxílio Brasil é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter atualizado os dados em pelo menos dois anos. “O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica a entrada imediata da família no Programa. Mensalmente, o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício”, diz o site da Caixa.
Outros critérios tem relação com a renda:
Você pode conferir os benefício disponíveis para quem tem direito ao Auxílio Brasil clicando aqui.