O Governo Federal começou nesta segunda-feira (14) a sua segunda leva de pagamentos do vale-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, cerca de 5,6 milhões de pessoas estão pegando esse dinheiro. Neste primeiro momento, todas elas são usuárias do programa Auxílio Brasil, também do poder executivo.
Todavia, não é todo mundo que está conseguindo receber os dois benefícios ao mesmo tempo. Como dito, apenas cerca de 5,6 milhões de pessoas estão no vale-gás nacional. Já no Auxílio Brasil, o número de brasileiros que estão pegando essa quantia neste mês de fevereiro está na faixa dos 18 milhões, de acordo com dados do Ministério da Cidadania.
Isso quer dizer, portanto, que cerca de 13 milhões de usuários que estão no Auxílio Brasil não estão conseguindo pegar o dinheiro do vale-gás também. Ainda não há uma previsão para que esses usuários consigam passar a receber os dois benefícios de uma só vez. Até este momento, o Ministério da Cidadania não deu nenhuma explicação neste sentido.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, estima-se que cerca de 100 mil brasileiros tenham conseguido entrar no Vale-gás nacional. Com isso, o número de cidadãos que estão conseguindo receber o dinheiro do programa subiu dos 5,5 milhões para cerca de 5,6 milhões. De acordo com o Governo Federal, essas elevações irão seguir acontecendo de forma gradativa.
Isso quer dizer, portanto, que a partir dos próximos pagamentos mais pessoas poderão seguir entrando no programa. De qualquer forma, o que se sabe é que essa quantidade não deve ser muito grande. Ou pelo menos, esse número de novas aberturas de vagas não deverá ser suficiente para acabar com a fila de espera.
De acordo com informações oficiais, o Governo Federal reservou para este ano de 2022 um montante de R$ 1,9 bilhão para os pagamentos do vale-gás nacional. Esse é o novo limite de gastos que eles têm para os próximos meses.
O que essa informação impacta na vida dos usuários? De acordo com esse dado, dá para dizer que não há mais muito espaço para inserir mais beneficiários este ano. O Governo até deve inserir mais pessoas. Mas a fila de espera deverá continuar.
Isso pode mudar caso o poder executivo mude de opinião e decida aumentar o espaço no orçamento para acomodar mais gente no programa. Mas vale lembrar que para que isso aconteça vai ser preciso pedir permissão ao Congresso Nacional.
De acordo com as informações oficiais, os pagamentos do vale-gás nacional começaram ainda no final do último mês de dezembro. Naquela ocasião, no entanto, nem todo mundo pôde receber o dinheiro em questão.
É que no final do ano passado, o Governo Federal decidiu começar os pagamentos do vale-gás nacional apenas para as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas. Estamos falando dos estados de Minas Gerais e da Bahia.
Este ano, o vale-gás está chegando em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se que outros 18 milhões de brasileiros seguem na fila de espera do programa. O projeto em questão tem caráter bimestral, ou seja, faz os seus repasses sempre a cada dois meses.