O calendário de outubro do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás foi antecipado, de acordo com a divulgação oficial do Ministério da Cidadania, realizada na data desta publicação, 03 de outubro de 2022.
Conforme destaca a divulgação oficial, o Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3), a Instrução Normativa nº 21. Ela oficializa um novo cronograma de repasses do programa de transferência de renda para o mês de outubro de 2022.
Segundo a explicação oficial, originalmente, a data de início dos pagamentos seria no dia 18. De acordo com o novo calendário, os repasses do valor mínimo de R$ 600 por família vão começar na terça-feira (11), para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1.
Conforme destaca o Ministério da Cidadania, os pagamentos seguirão de forma escalonada, como ocorre normalmente, até o dia 25 de outubro. Nesta data receberão os contemplados pelo programa com final do NIS 0.
De acordo com o cronograma oficial do Ministério da Cidadania, os pagamentos ocorrerão da seguinte forma:
No mês de outubro, além do Auxílio Brasil, será pago também mais uma parcela do Auxílio Gás, destaca o Ministério da Cidadania. Segundo a informação oficial, o benefício bimestral equivale ao valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.
Em agosto, o benefício contemplou 5,6 milhões de famílias. O Auxílio Brasil, por sua vez, chegou a 20,65 milhões de famílias em setembro de 2022, o maior patamar da história dos programas de transferência de renda nacionais, a partir de um repasse total de R$ 12,47 bilhões, de acordo com o Ministério da Cidadania.
Segundo destaca o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases de dados federais. É importante que acompanhe a plataforma oficial do Ministério da Cidadania para se atualizar quanto as possíveis alterações nos benefícios do Governo Federal.