O Governo Federal anunciou a folha de pagamentos do seu Auxílio Brasil para este mês de fevereiro. Não imagine um listão com o nome de todos os selecionados. Eles apenas fizeram a definição e cada um dos cidadãos pode individualmente consultar se está entre eles ou não.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a forma de consulta para saber se você está ou não neste lista segue a mesma de sempre. É possível pesquisar isso sem sair de casa usando o app oficial do Auxílio Brasil ou mesmo o do Caixa Tem. Os dois possuem essa informação, basta pesquisar.
Se você não receber nenhuma notificação sobre isso, é a prova de que você não está entre os selecionados para receber o Auxílio Brasil neste mês de fevereiro. Vai ser preciso, portanto , esperar mais um pouco para saber se você conseguirá entrar depois. Se o seu nome está na lista, então saiba que você vai receber o montante.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 500 mil pessoas conseguiram entrar no Auxílio Brasil neste mês de fevereiro. É um montante bem menor do que o visto em janeiro, quando cerca de 3 milhões de indivíduos ingressaram no benefício. Mas esse já era um movimento esperado. Na verdade, o número de novas entradas surpreendeu muita gente.
Acontece que a expectativa era de que esse número de novos usuários acabasse sendo bem menos do que esse visto agora. Ainda tomando como base os números do Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil deverá atender cerca de 18 milhões de brasileiros em fevereiro. Um recorde para a história do programa.
Em entrevista nesta última semana, o Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre a situação do Auxílio Brasil. Ele disse que o Governo iria tentar seguir zerando a fila de espera para se entrar no programa em questão.
E de fato foi isso o que aconteceu neste mês de fevereiro. Pelo que se sabe até aqui, o Governo Federal conseguiu zerar a fila à exemplo do que aconteceu no último mês de janeiro. Pelo menos é o que se sabe.
Isso não quer dizer, no entanto, que essa lista de espera não vai se formar novamente. Se mais pessoas entrarem no grupo dos brasileiros que têm direito ao programa, então a fila volta a existir normalmente.
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro de 2021. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que conseguiram receber esse montante em questão.
Em janeiro, o programa tomou a sua forma mais turbinada. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas conseguiram receber o benefício em questão. Ninguém pegou menos do que R$ 400.
Para este mês de fevereiro, portanto, o número de usuários deverá subir para a casa dos 18 milhões. Todas as regras seguem valendo da mesma maneira. Incluindo aí as datas das liberações do dinheiro que devem ser sempre os 10 últimos dias úteis de cada mês.