Recentemente, o Governo Federal encerrou o pagamento da quarta parcela do Auxílio Brasil referente ao mês de fevereiro. Assim, no último dia 25, todos os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) de final 0, foram o último grupo a receber a parcela.
Então, com o fim dos repasses no mês de fevereiro, os beneficiários já buscam saber como será no mês de março. Isto é, mês em que a nova parcela do novo programa de transferência de renda será liberada.
No entanto, até o momento, sabe-se apenas aquilo que o governo falou no início do ano. Assim, a tendência é que o Ministério da Cidadania, pasta responsável pela coordenação do sucessor do Bolsa Família, publique maiores informações no decorrer da próxima semana.
Nesse sentido, já se sabe que, no próximo mês, nenhum beneficiário do Auxílio Brasil receberá um valor abaixo dos R$ 400 que o Governo Federal prometeu. Além disso, alguns participantes poderão ter acesso a um valor superior a esta quantia, em razão dos benefícios complementares do programa.
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Por fim, desde o início de 2022, já se sabe o calendário de pagamentos de todo o ano.
Com o encerramento de mais uma parcela do Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família reiniciará os depósitos no próximo mês.
Desse modo, a Caixa Econômica Federal anunciou que deverá retomar o pagamento do programa a partir do dia 18 de março.
Como de costume, então, o processo de depósito da quantia deverá ocorrer de maneira escalonada. Isto é, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário do programa assistencial. Ademais, os pagamentos costumam ocorrer nos dez últimos dias úteis do mês.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a liberação da quinta parcela do Auxílio Brasil ocorrerá nas seguintes datas:
Dessa forma, é importante lembrar que cada um possui o prazo de 120 dias para movimentar seus valores a partir da data de depósito. Caso contrário, o Auxílio Brasil retorna aos cofres públicos.
Como o benefício não possui uma base de cadastros própria, todos os cidadãos que possuem interesse de participar do programa deverão estar de acordo com os critérios do Governo Federal além de ter inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, com seus dados devem estar atuais há pelo menos dois anos.
O processo de inscrição no CadÚnico, então, pode ocorrer nas prefeituras a partir do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, é através da base de dados do Governo Federal que o Ministério da Cidadania seleciona os novos beneficiários do programa.
De acordo com a coordenação do programa, o pagamento do Auxílio Brasil será organizado da mesma forma que o Bolsa Família. Portanto, nem todos os beneficiários receberão a parcela do programa no mesmo dia.
Ademais, os cidadãos que fazem parte do benefício poderão sacar os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. O saque também poderá ocorrer nas agências físicas da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui credenciados.
Poderão participar do Auxílio Brasil os grupos familiares que se enquadrem nas seguintes situações citadas a seguir:
Além disso, de acordo com a lei que regulamenta o benefício, existem outras regras para continuar recebendo as parcelas do programa. Portanto, famílias deverão cumprir as seguintes contrapropostas feitas pelo governo:
O pagamento das parcelas do Auxílio Brasil conta com organização da Caixa Econômica Federal, principal responsável pela operacionalização financeira do benefício. Contudo, a medida obedece a uma lista com gerência do Ministério da Cidadania.
De acordo com a pasta, então, existem análises mensais para identificar possíveis irregularidades no pagamento do programa. Ademais, assim é possível incluir novos beneficiários na folha de pagamento do benefício.
A ampliação da medida se iniciou a partir do início deste ano e continuará para garantir que um número maior de cidadãos no Auxílio Brasil.
Por fim, alguns cidadãos se questionam como saber se receberão o benefício. Recentemente, então, o Ministério da Cidadania divulgou que é possível que o cidadão efetue a consulta para saber se seu nome está na lista de pagamento do Auxílio Brasil.
Assim, o interessado poderá usar o aplicativo oficial do programa ou ainda no app Caixa Tem, através do número do CPF de cada cidadão interessado.
Pelas regras do benefício, somente receberão o pagamento aqueles que se enquadrarem nos requisitos do programa de assistência social e estiverem com o perfil atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No entanto, o cadastro não representa garantia de inclusão no Auxílio Brasil.
Isto é, visto que é necessário que exista recurso disponível para a inclusão de mais pessoas na medida. Nesse sentido, é possível que mais brasileiros entrem no programa, visto que este conta com um orçamento de R$ 89 bilhões para este ano.
Portanto, aqueles que se desejam receber o benefício poderão se dirigir ao CRAS de sua cidade.