Usuários que já fazem parte da folha de pagamentos do programa Auxílio Brasil, não precisam se preocupar com nenhum tipo de nova inscrição para se manter no projeto. O Ministério da Cidadania explica que os beneficiários receberão o dinheiro de agosto automaticamente. Todavia, vale lembrar a necessidade de seguir cumprindo as regras de permanência no programa.
Na prática, o sistema indicado pelo Ministério indica que a transição entre os meses é automática, mas há chance de exclusões de perfis que não mais atendem os critérios de permanência no programa. Em resumo: qualquer cidadão pode ser excluído do projeto. Não é provável que estejamos falando de muitas pessoas, mas é possível que ao menos algumas delas deixem de receber o benefício.
Todos os meses, o Ministério da Cidadania realiza um sistema de averiguação dos dados dos usuários que fazem parte do programa social. O objetivo é justamente analisar quais cidadãos ainda cumprem todas as regras do projeto. Quem não cumpre, pode ser excluído do grupo. O anúncio da exclusão é enviado através do app do Auxílio Brasil.
Mesmo após a aprovação da PEC dos Benefícios, texto que libera um aumento nos valores do programa social, a lógica de verificação do Ministério da Cidadania não deve mudar. Dessa forma, mesmo entre os meses de julho e agosto, é provável que a pasta realize novas exclusões. Nesse sentido, o cidadão precisa se manter dentro das regras de permanência no projeto.
Recentemente, o Governo Federal anunciou que poderá inserir mais de 2 milhões de pessoas ao programa social já neste mês de agosto. A elevação pode fazer com que o número de usuários chegue a 20 milhões. Entretanto, a nova entrada de beneficiários não significa necessariamente que nenhum cidadão será excluído do projeto neste mesmo período.
Como dito, o Ministério da Cidadania já deixou claro que não é necessário se preocupar com nenhum tipo de inscrição para os pagamentos de agosto do Auxílio Brasil. Nesse sentido, o que o cidadão pode fazer para evitar uma exclusão?
A pasta informa que o indivíduo que faz parte da folha de pagamentos, precisa se preocupar apenas com a questão do Cadúnico. Segundo o Ministério, é importante manter o perfil atualizado para evitar exclusões por inconsistência de dados.
Em regra geral, o cidadão precisa atualizar o sistema do Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos. Seja como for, a principal dica é realizar a atualização sempre que houver uma mudança estrutural em sua família, como uma morte, um nascimento ou uma alteração na renda per capita, por exemplo.
A possibilidade de ser excluído do programa Auxílio Brasil sempre foi motivo de preocupação para milhões de famílias que estão passando por dificuldades no país. Entre os meses de julho e agosto, a apreensão se torna ainda maior.
Segundo o Ministério da Cidadania, é justamente a partir de agosto que os usuários começam a receber o aumento de R$ 200 em seus benefícios sociais. Pelos próximos cinco meses, os beneficiários receberão um patamar mínimo de R$ 600.
Veja abaixo o calendário de agosto do programa social:
9 de agosto: Usuários com NIS final 1
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0