Com a troca de governos, o Bolsa Família retornará no lugar do atual Auxílio Brasil. O programa foi criado em criado em 2003, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste sentido, devido a mudança, muitas pessoas estão com dúvidas se a conta poupança social digital gerenciada pelo Caixa Tem será suspensa.
O Auxílio Brasil é uma criação do governo Bolsonaro, e foi implementado justamente para tirar as marcas do então ex-governo petista. Entretanto, agora, uma nova mudança vai acontecer com a eleição de Lula. No que se refere ao Caixa Tem, esta é uma poupança social da Caixa Econômica Federal, e não há indícios que seja encerrada.
No entanto, devido ao comprometimento da instituição financeira com o governo Bolsonaro, muitos têm dúvidas se o Caixa Tem ainda será usado como meio de pagamento do Bolsa Família. Cabe salientar que este método tem sido vantajoso para grande parte das famílias que não precisam ir até uma agência do banco.
O Caixa Tem foi criado durante o governo de Bolsonaro, como mencionado, porém, ele não é um produto da gestão atual. Isto é, a poupança está a serviço dos brasileiros independente do presidente.
Neste sentido, não existem informações de que o Caixa Tem deixará de existir e que as contas de quem recebe o Auxílio Brasil será cancelada no próximo ano.
Podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:
A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:
Veja as datas de pagamento de acordo o dígito final do NIS, abaixo: