O Governo Federal começou nesta semana os pagamentos turbinados do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões de pessoas estão aptas a receber esse benefício pelos próximos dias. Nesta quarta-feira (16) é a vez de quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3.
Acontece, no entanto, que alguns indivíduos estão passando por dificuldades na hora de consultar o saldo do benefício no app oficial. De acordo com relatos, muita gente está recebendo uma mensagem de bloqueio justamente no dia anterior ao momento do saque da quantia. Pelo menos é isso o que essas pessoas estão dizendo.
Em outros relatos, tem gente dizendo que essa mensagem está aparecendo no dia da liberação ou mesmo no dia seguinte. Mas o que essa notificação quer dizer de fato? De acordo com o Ministério da Cidadania, trata-se apenas de uma falha no sistema. Não há com o que se preocupar em um primeiro momento.
Para a grande maioria das pessoas, o simples recebimento dessa mensagem não quer dizer nada. Logo, quando o dinheiro cair na conta, você vai poder movimentar a quantia normalmente. Lembrando que dá para fazer isso através do próprio aplicativo do Auxílio Brasil, que está disponível nas lojas de aplicações do seu celular.
Outra opção é realizar o saque da quantia. Essa mensagem do bloqueio também não impede essa opção. Basta usar o cartão do antigo Bolsa Família para fazer a retirada do dinheiro em espécie. Caso você não tenha o cartão, então também não tem problema. Basta usar o app do Caixa Tem para gerar um código para saques.
Entretanto, vale lembrar que essa é a situação de uma maioria, o que da a entender que para algumas pessoas, o bloqueio é real. Isso é possível porque todos os meses o Governo Federal faz novas avaliações nas contas dos usuários.
Portanto, existem situações de pessoas que receberem o Auxílio Brasil em janeiro e que não irão receber novamente em fevereiro. Provavelmente isso aconteceu porque o Governo encontrou irregularidades e/ou inconsistências nas informações.
É importante deixar claro que o Ministério da Cidadania usa como base as informações do Cadúnico e de outras plataformas de dados. Como o Auxílio Brasil não é um programa estático, novos usuários podem sair e entrar todos os meses.
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro de 2021. Naquele primeiro momento, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que puderam receber.
A partir de janeiro deste ano, o programa alcançou um novo patamar. De acordo com o Ministério da Cidadania, desde o início de 2021, cerca de 3,5 milhões de brasileiros entraram na folha de pagamento do benefício.
Em fevereiro, o programa está atendendo cerca de 18 milhões de cidadãos. Isso significa, portanto , algo em torno de 550 mil a mais do que vimos em janeiro. O Governo afirma que vem conseguindo zerar a fila de espera.