O Governo Federal concluiu oficialmente os pagamentos do programa Auxílio Brasil deste mês de agosto. Hoje, os repasses estão sendo realizados para os usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os depósitos foram efetuados desde as primeiras horas desta manhã.
Com as liberações, o Governo Federal concluiu oficialmente a 10ª rodada de repasses do programa social. Veja no calendário abaixo:
9 de agosto: Usuários com NIS final 1 (já pago)
10 de agosto: Usuários com NIS final 2 (já pago)
11 de agosto: Usuários com NIS final 3 (já pago)
12 de agosto: Usuários com NIS final 4 (já pago)
15 de agosto: Usuários com NIS final 5 (já pago)
16 de agosto: Usuários com NIS final 6 (já pago)
17 de agosto: Usuários com NIS final 7 (já pago)
18 de agosto: Usuários com NIS final 8 (já pago)
19 de agosto: Usuários com NIS final 9 (já pago)
22 de agosto: Usuários com NIS final 0 (pago hoje)
Os usuários que possuem o NIS final 0 normalmente são os últimos a receber o benefício. A forma de movimentação da quantia é exatamente a mesma para todos os grupos. Para mexer no saldo, basta usar o app do Caixa Tem. Através do aplicativo é possível pagar contas, realizar transferências e até gerar códigos para saques.
Neste mês de agosto, pouco mais de 20 milhões de pessoas receberam a 10ª rodada de pagamentos do Auxílio Brasil do Governo Federal. Tomando como base as informações do Ministério da Cidadania, trata-se de um recorde. Esta é a primeira vez que o programa é pago para este quantitativo de cidadãos.
Em agosto, o Governo Federal inaugurou o sistema de pagamentos com o adicional extraordinário. Por causa da aprovação da PEC dos Benefícios no Congresso Nacional, todos os mais de 20 milhões de usuários receberam, no mínimo, R$ 600 nos últimos dias. Até junho, o repasse base era de R$ 400 por família.
Como estamos falando de um programa de caráter mensal, os próximos pagamentos do Auxílio Brasil estão oficialmente marcados para o mês de setembro. Entretanto, a data ainda é um mistério até este momento.
Para agosto, o Governo Federal editou uma norma que adiantou os pagamentos do programa para a primeira quinzena do mês. Contudo, a publicação só tem força de lei para o mês atual. Em setembro, ainda está valendo o calendário anterior.
Dessa forma, o que está oficializado até aqui é que os repasses do próximo mês começam exatamente no dia 19 de setembro. O calendário seguirá dividindo os grupos pelo final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.
Seja como for, é importante que o cidadão atente para as notícias que surgirão sobre o tema nos próximos dias. É possível que o Governo edite e publique um novo decreto antecipando os pagamentos para a primeira quinzena de setembro.
Com a conclusão dos pagamentos de agosto do Auxílio Brasil, o Governo Federal recomeça o processo de pente fino nas contas dos usuários. A ideia é verificar quais cidadãos ainda cumprem todas as regras de permanência.
Nesse sentido, é importante que mesmo os usuários que já fazem parte do programa se mantenham realizando consultas nos seus perfis do app do Auxílio Brasil. Em caso de exclusão, o indivíduo poderá tentar resolver o problema o mais rapidamente possível.