Auxílio Brasil: 10 estados e o DF tiveram queda no número de usuários
Apesar da queda em 11 unidades da federação, número total de usuários do Auxílio Brasil subiu no mês de março
O número de usuários do Auxílio Brasil neste mês de março caiu em 11 das 27 unidades da federação. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais registraram uma queda na quantidade de pessoas que estão aptas a receber o benefício neste momento.
Apesar da queda, o número total de beneficiários do programa subiu em comparação com o que se viu em fevereiro. Ainda com base nas informações do Ministério da Cidadania, o aumento foi de pouco mais de 4 mil pessoas. Hoje, o Auxílio Brasil atende pouco mais de 18,02 milhões de brasileiros.
Abaixo você pode conferir a lista das unidades da federação que registraram uma queda no número de usuários do Auxílio Brasil.
- São Paulo: -50.365
- Paraná: -22.150
- Minas Gerais: -20.335
- Rio Grande do Sul: -14.966
- Santa Catarina: -8.047
- Espírito Santo: -3.660
- Mato Grosso: -3.112
- Mato Grosso do Sul: -2.002
- Roraima: -1.479
- Tocantins: -854
- Distrito Federal: -641
Como se pode ver nesta lista, nenhum estado da região Nordeste registrou uma queda no número total de usuários do programa. E foi justamente por isso que a quantidade de beneficiários não caiu como um todo. A Bahia, por exemplo, é a unidade da federação com mais atendidos. São pouco mais de 2,2 milhões de baianos na folha de pagamento.
Apesar de registrar a maior queda no número de usuários em todo o país, o estado de São Paulo segue sendo um dos mais contemplados pelo benefício. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 1,1 milhão de paulistas estão na folha de pagamento. É a segunda unidade da federação com mais atendidos, atrás apenas da Bahia.
Calendário
As liberações desta quinta rodada do Auxílio Brasil começaram oficialmente no último dia 18 deste mês. De acordo com o calendário oficial dos pagamentos do programa, seis grupos já tiveram a liberação do saldo.
Se o cidadão tem o Número de Inscrição Social (NIS) finais 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, então o dinheiro já está depositado na conta. A partir daí, o usuário pode decidir a melhor maneira de fazer a movimentação da quantia. Ele tem 120 dias para realizar o procedimento.
Os cidadãos que possuem o NIS terminando em 7, 8, 9 e 0 passam a receber o dinheiro da quinta rodada a partir desta segunda-feira (28). A ideia do Governo é concluir todos os pagamentos do mês de março até o próximo dia 31.
Não recebi Auxílio Brasil em março
Algumas pessoas afirmam que não conseguiram receber o Auxílio Brasil em março. Parte delas afirma que a conta passou por um bloqueio. De acordo com o Ministério da Cidadania, os cancelamentos fazem parte de um pente fino natural do processo de análise.
Portanto, qualquer pessoa pode perder o direito de receber o Auxílio Brasil a qualquer momento se deixar de cumprir as regras básicas de permanência no programa. Há ainda o grupo dos indivíduos que ainda não receberam nenhum tipo de pagamento.
Casos assim normalmente se explicam por questões individuais. Dessa forma, é importante saber se há algo errado no seu perfil do Cadúnico. O cidadão pode tirar dúvidas nos canais oficiais do próprio Ministério da Cidadania.