Saúde e Bem Estar

Autoestima no trabalho: Como desenvolvê-la para ser mais produtivo?

A boa autoestima pode aumentar a sua capacidade de resolver problemas e concluir tarefas.

autoestima no trabalho é a base de uma rotina produtiva, bem trabalhada e concluída com sucesso. É este amor-próprio que nos faz adquirir novos conhecimentos e consequentemente crescermos em nossa carreira.

Porém, nem sempre nos sentimos empolgados com nós mesmos… O que também é muito normal! Mas, quando esse descontentamento e falta de empolgação transforma-se em uma baixa autoestima, a sua produtividade pode ser impactada negativamente.

Nesse caso, qual a melhor forma de agir? Como manter uma boa autoestima? Veja as nossas dicas e saiba mais sobre o tema.

Como desenvolver a autoestima no trabalho para ser mais produtivo?

Para desenvolver a autoestima no trabalho é preciso criar algumas estratégias mentais que lhe ajudem a manter o equilíbrio entre a mente, as emoções e as sensações físicas. Sim, estes três pontos estão associados à sua autoestima no trabalho. Veja como fazer, na prática:

1- Pratique o autoconhecimento todos os dias, ele é indispensável para a autoestima no trabalho

O autoconhecimento pode lhe ajudar a reconhecer todos os seus pontos fortes e fracos. Muitas vezes a baixa autoestima no trabalho está associada com a falta dessa capacidade de reconhecer as suas funções e os seus atributos. Por isso, ter esse conhecimento de si é importante para traçar metas para superar limites e desafios, além de planejar estratégias para aprimorar ainda mais as suas qualidades.

2- Deixe de lado os julgamentos e as fofocas dos seus colegas e jamais se compare

Nunca, nunca e nunca se compare. Pare de olhar para quem está em cargos acima do seu e comece a focar mais no seu trabalho. O mesmo vale para os julgamentos e fofocas: fuja deles. Não se sinta na obrigação de fazer parte dessas conversas. Esquive-se.

3- Cuide sempre da sua aparência para sentir mais confiança

Sentir-se bonito também é importante para manter a autoconfiança e a autoestima no trabalho. Para tanto, esteja sempre cuidando de si de uma forma agradável, tirando alguns minutos do dia para esse tipo de autocuidado.

4- Valorize as suas conquistas, sempre!

Nem que seja anotando em um caderno de autoagradecimento. Procure sempre valorizar as suas conquistas. Bateu uma meta? Anote. Conseguiu terminar algo antes do prazo? Anote. Acredite, em uma semana você terá uma lista imensa de coisas boas que você faz, mas, na correria do dia a dia, nem se dá conta.

5- Procure estar em constante crescimento para aumentar a autoestima no trabalho

Por fim, considere sempre estar crescendo e se desenvolvendo profissionalmente. Para isso, estude, assista palestras e leia livros. Quanto mais você adquirir novos conhecimentos, mais autoestima intelectual você terá. E a consequência dessa autoestima é justamente se sentir mais feliz e bem preparado para o trabalho cotidiano, o que lhe dá mais autocontrole e autoconfiança nas tomadas de decisões. 😉

Lembre-se ainda de usar essa estratégia unindo-a com o tópico anterior: ou seja, sempre que você terminar algum curso, seminário ou palestra, anote em algum lugar para que você possa contemplar mais essa vitória. Ame-se e desenvolva-se sempre!