A autoaceitação no trabalho é fundamental para quem quer manter uma rotina saudável e que não se torne uma sobrecarga. Isso porque essa arte de aceitar a si mesmo pode lhe ajudar a entender melhor os seus limites, pontos fortes e pontos fracos.
No decorrer deste texto, portanto, apresentamos algumas considerações sobre essa autoaceitação. Acompanhe.
A autoaceitação no trabalho é importante uma vez que, graças a ela, conseguimos nos colocar em primeiro lugar. Deixamos de fazer coisas que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, e entendemos que está tudo bem não ser perfeito. Afinal, ninguém é.
Além disso, outros fatores tornam essa autoaceitação importante. São eles:
A autonomia no trabalho é uma peça-chave para aprender coisas novas, desenvolver-se e, inclusive, destacar-se dos demais.
Porém, não existe como você conseguir ser autônomo se, na realidade, não se aceita como realmente é.
Isso porque a autoaceitação é responsável por nos encorajar. Quando aceitamos quem somos e entendemos as nossas falhas, buscamos formas de lidar com as adversidades baseando-se naquilo que somos capazes de fazer.
Assim, conseguimos ser mais autônomos porque passamos a acreditar mais em nós mesmos, uma vez que nos conhecemos por completo.
Quando a autoaceitação no trabalho aparece, também entendemos melhor os nossos limites. Sabemos o que está ao nosso alcance e o que foge do nosso controle.
Além disso, reconhecemos o que podemos fazer e o que poderia provocar o esgotamento emocional. Desse modo, temos mais bagagem de argumentos para dizer “não” quando necessário.
A autoaceitação no trabalho também é responsável por uma maior consciência dos seus pontos fortes e fracos. E isso faz com que você pare de, simplesmente, ficar se cobrando para ser uma pessoa perfeita.
Afinal, todo mundo sabe que ninguém é perfeito, não é mesmo? Com a autoaceitação no trabalho, torna-se mais simples aceitar as suas limitações e parar de querer ser um super-herói!
Nem sempre estamos nos sentindo bem. Às vezes, temos um certo desânimo para cumprir as nossas tarefas do dia. Isso acontece porque, inclusive, a nossa mente precisa se equilibrar, afinal, não existe felicidade se a tristeza/desânimo não estiver presente de vez em quando.
Assim sendo, a autoaceitação no trabalho também lhe ajuda a entender que não tem problema você desanimar as vezes. Isso faz parte. E quando você reconhece que esse desânimo aparece de vez em quando, não se sente tão culpado por ficar “sem vontade” de fazer algo.
Por fim, aceitar-se é abrir caminho para o desenvolvimento da autoestima. Afinal, engana-se quem pensa que uma boa autoestima é baseada apenas no foco que temos nos pontos fortes. Não é bem assim.
A autoestima também se envolve com a nossa capacidade de reconhecer nossos defeitos, e nem por isso nos sentirmos inferiores. Mas sim, entendemos que ninguém é perfeito e que sempre é possível melhorar.
Logo, todos esses pensamentos impactam a nossa saúde mental, trazendo mais qualidade de vida.
Agora, conte-nos: como está a sua autoaceitação no trabalho?