Recentemente, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o seu plano de orçamento para o ano de 2025. Trata-se de um documento que detalha todas as previsões de gastos e despesas do poder executivo para o próximo ano.
Entre outros pontos, o governo detalhou o que vai acontecer com o Bolsa Família. O maior benefício de transferência de renda do país atende mais de 20 milhões de pessoas em 2024, e esse número deve permanecer nesse nível também em 2025.
No plano de orçamento enviado pelo governo, ficou decidido que os gastos com o programa em 2025 serão basicamente os mesmos em comparação com os que estão sendo feitos em 2024. Na prática, isso significa que o valor base do Bolsa Família seguirá basicamente o mesmo.
Contudo, em entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo nessa terça-feira (10), o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que existe a possibilidade de um novo reajuste do programa ainda em 2025.
Esse reajuste, no entanto, não aconteceria de maneira imediata. Em janeiro de 2025, portanto, o valor do Bolsa Família seguiria basicamente o mesmo que está sendo registrado agora.
Atualmente, o Bolsa Família realiza pagamentos base de R$ 600 por grupo familiar. Esse valor, no entanto, pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de benefícios internos e que cada cidadão tem direito.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de adicionais que estão sendo pagos dentro do sistema do Bolsa Família para esse mês de setembro, e que devem seguir sendo pagos em 2025 de acordo com o plano de orçamento:
Em entrevista, Wellington dias frisou que o novo aumento do Bolsa Família pode acontecer depois do primeiro trimestre de 2025. É justamente nesse momento que o ministério deverá realizar uma espécie de reunião de reavaliação para entender a necessidade de um novo reajuste.
Segundo ele, existe uma preocupação dentro do Ministério do Desenvolvimento Social em relação às queimadas e ao tempo seco que está sendo registrado em boa parte do país. Segundo Dias, esse cenário pode prejudicar em um determinado momento a distribuição de comida pelo Brasil.
“O Bolsa Família não é emprego, é um benefício social para despesas básicas, como alimentação, mas objetivo principal é abrir caminho para essas pessoas poderem, pelo emprego e pelo empreendedorismo, crescer”, afirma.
“No cenário hoje, não haveria necessidade de reajuste, mas eu estou preocupado com a situação das mudanças climáticas. Isso eleva a cesta (básica), aumenta o custo de alimentação e são os pobres que pagam mais”.
Enquanto o governo federal não define se vai elevar ou não os valores do Bolsa Família para 2025, os pagamentos de 2024 seguem acontecendo normalmente. Em setembro, por exemplo, os repasses serão retomados a partir do próximo dia 17.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de setembro: