Muita gente não sabe, mas queimadas fazem parte de uma das técnicas agrícolas mais primitivas do mundo. Entretanto, empresas e pessoas utilizam desse processo de forma ilegal, o que gera um dos piores problemas enfrentados pelo meio ambiente atualmente.
Nesse mês de setembro mesmo há a ocorrência de uma das piores queimadas que o Pantanal brasileiro enfrentou na história. De acordo com especialistas, cerca de 12% do bioma já se deteriorou.
O tema aparece frequentemente nos vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, pode surgir em concursos relativos à Polícia Ambiental e demais áreas que se inserem na área.
Ademais, saber sobre as queimadas faz de você uma pessoa cidadã preocupada com as questões vivenciadas em seu País. Acompanhe panorama geral.
Conforme expusemos anteriormente, as queimadas compõem as técnicas agrícolas muito antigas. No Brasil, foi utilizada no período colonial, sobretudo para retirada da cobertura vegetal para preparação para o plantio ou pastagem.
Por ser economicamente barata, ainda é muito usada no meio rural. A saber, alguns agricultores consideram a queimada uma instrumento de fertilização do solo.
Visto que eles consideram as cinzas como uma espécie de adubo. Entretanto, para muitos ambientalistas tal prática não traz qualquer vantagem para o meio ambiente. Muito pelo contrário e você verá a seguir.
Além das queimadas para uso agrícolas, muitos outros fatores provocam queimadas, principalmente nos períodos de estiagem severas, como:
As queimadas podem comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. Visto que elas impactam na manutenção da:
Desse modo, muitas outras consequências se desencadeiam, por exemplo: