O crescente interesse em combustíveis alternativos para carros e caminhões é motivado por três considerações importantes:
Lembrando que esse tema recorrentemente aparece em questões de atualidades de concursos públicos. Além disso, pode surgir em vestibulares e no Enem.
Alguns já são amplamente usados; outros são mais experimentais ou ainda não estão prontamente disponíveis. Todos têm potencial como alternativas totais ou parciais à gasolina e ao diesel.
O etanol é um combustível alternativo à base de álcool, produzido pela fermentação e destilação de safras como milho, cevada ou trigo. O etanol pode ser misturado à gasolina para aumentar os níveis de octanas e melhorar a qualidade das emissões.
O gás natural, geralmente como Gás Natural Comprimido, é um combustível alternativo que tem uma queima limpa e já está amplamente disponível para pessoas em muitos países por meio de serviços públicos que fornecem gás natural para residências e empresas. Quando usado em veículos a gás natural – carros e caminhões com motores especialmente projetados – o gás natural produz muito menos emissões prejudiciais do que a gasolina ou o diesel.
Usada como combustível alternativo de transporte para veículos elétricos movidos a bateria e células de combustível. A saber, os veículos elétricos movidos a bateria armazenam energia em baterias se recarregam ao conectar o veículo a uma fonte elétrica padrão.
Além disso, os veículos com células de combustível funcionam com eletricidade produzida por meio de uma reação eletroquímica que ocorre quando o hidrogênio e o oxigênio se combinam. As células de combustível produzem eletricidade sem combustão ou então sem poluição.
O hidrogênio pode ser misturado ao gás natural para criar um combustível alternativo para veículos que usam certos tipos de motores de combustão interna. O hidrogênio também é usado em veículos de célula de combustível que funcionam com eletricidade produzida pela reação petroquímica que ocorre quando o hidrogênio e o oxigênio são combinados na “pilha” de combustível.
O propano – também chamado de gás liquefeito de petróleo ou GLP – é um subproduto do processamento de gás natural e do refino de petróleo bruto. Já amplamente utilizado como combustível para cozinhar e aquecer, o propano também é um combustível alternativo popular para veículos. O propano produz menos emissões do que a gasolina e também há uma infraestrutura altamente desenvolvida para transporte, armazenamento e distribuição de propano.
O biodiesel é um combustível alternativo baseado em óleos vegetais ou gorduras animais, mesmo aqueles reciclados após os restaurantes os usarem para cozinhar. Os motores dos veículos podem se transformar para queimar biodiesel em sua forma pura, assim como o biodiesel também pode se misturar ao diesel de petróleo e usado em motores não modificados.
O biodiesel consiste em um combustível seguro, biodegradável, reduz os poluentes atmosféricos associados às emissões veiculares, como partículas, monóxido de carbono e hidrocarbonetos.
O metanol, também conhecido como álcool de madeira, pode se fazer útil como combustível alternativo em veículos de combustível flexível projetados para rodar com M85, uma mistura de 85% de metanol e 15% de gasolina. Entretanto, as montadoras não estão mais fabricando veículos movidos a metanol. O metanol pode se tornar um combustível alternativo importante no futuro, entretanto, como uma fonte do hidrogênio necessário para alimentar veículos com células de combustível.
E então, gostou de conhecer esses sete tipos de combustíveis alternativos?
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