ATRASO no pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil irrita brasileiros; veja como resolver

ATRASO no pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil irrita brasileiros; veja como resolver

Governo federal sinalizou nesta sexta-feira (31) uma péssima notícia para quem deseja receber o Auxílio de R$ 5,1 mil

O governo federal iniciou nesta quinta-feira (30) os pagamentos do seu Auxílio Reconstrução. Trata-se de um benefício social que prevê um pagamento único no valor de R$ 5,1 mil para pessoas que residem no Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pelo maior desastre climático de toda a sua história.

Mas há um grande problema para as pessoas que desejam receber o saldo. A grande maioria delas ainda não viu a cor do dinheiro. E há uma razão para isso: de acordo com as informações oficiais, quase dois terços dos municípios com direito ao programa ainda não enviaram os cadastros dos moradores ao governo federal.

Atraso no pagamento

Dados oficiais divulgados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) indicam que até a última quarta-feira (28), cerca de 134 municípios tinham enviado os dados dos atingidos. O número total de cidades aptas ao recebimento é de 369.

Isso quer dizer que apenas 36% das prefeituras gaúchas enviaram os dados dos atingidos para o governo federal. Enquanto estes dados não são enviados, o governo federal não pode realizar os pagamentos para estes cidadãos.

Hoje, a previsão do poder executivo é de que algo em torno de 240 mil famílias gaúchas sejam atendidas pelo auxílio reconstrução no valor de R$ 5,1 mil. Contudo, apenas cerca de 34 mil pagamentos foram realizados nesta quinta-feira (30).

O caso de Porto Alegre

Um dos casos que mais chama atenção neste sentido é o de Porto Alegre. A prefeitura da capital gaúcha reconheceu que demorou para enviar os dados para o governo federal. Contudo, a gestão local garante que conseguiu realizar o envio ainda na noite da última quarta-feira (29).

Ao todo, estima-se que mais de 59 mil famílias gaúchas tenham tido os seus dados enviados ao governo federal. Agora, estas famílias precisam entrar no site oficial do Auxílio Reconstrução e confirmar os seus dados. Só depois, o ministério vai avaliar quais delas podem receber o dinheiro  em duas contas.

ATRASO no pagamento do auxílio de R$ 5,1 mil irrita brasileiros; veja como resolver
Porto Alegre foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas. Imagem: Gilvan Rocha/ Agência Brasil

As três fases dos pagamentos do Auxílio Reconstrução

Abaixo, você pode conferir as três fases do pagamento do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5,1 mil

  • Fase 1: As prefeituras de cada uma das cidades atingidas precisam enviar ao governo federal uma lista com as localidades atingidas pelas chuvas, e com as famílias que estão desalojadas ou desabrigadas em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul;
  • Fase 2:  Logo depois, o responsável por cada uma das famílias atingidas precisa confirmar o cadastramento no site oficial do Auxílio Reconstrução. Todo o processo pode ser feito de maneira online, sem necessidade de ir até uma agência da Caixa;
  • Fase 3: A terceira e última fase é o pagamento do saldo. Quem responde por estes repasses é a Caixa Econômica Federal, que deve receber a lista com os nomes das pessoas aptas ao recebimento, e vai depositar o saldo na conta.

Note que as datas das liberações podem variar a depender de cada caso. Quanto mais tempo a prefeitura demora para informar os dados, por exemplo, mais tempo o governo federal vai levar para reconhecer o sistema e liberar o dinheiro.

Consultando o Auxílio Reconstrução

Para além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.

“As prefeituras começaram a fazer os cadastros das famílias no dia 20 de maio. A partir do dia 27 de maio, as pessoas identificadas pela prefeitura como “responsável familiar” poderão entrar no sistema do auxílio, com a senha do gov.br, e verificar se a família consta no cadastro enviado pela prefeitura”, explica o governo federal.

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