Dicas - Concursos Públicos

5 atividades lúdicas para crianças em tempos de quarentena

Muitos pais estão em apuros tendo que administrar suas rotinas profissionais e familiares em tempos de quarentena. Ao ver os filhos em casa o tempo todo há quem se preocupe com a falta de diversão e incentivos lúdicos. Afinal, a escola consegue cumprir bem esse papel só pelo fato de haver bastante socialização.

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Bath, no Reino Unido, verificou que crianças e adolescentes tendem a vivenciar altos níveis de depressão e ansiedade depois de períodos de isolamento social.

Além disso, segundo os autores, os jovens que passam por períodos de solidão podem ter três vezes mais chance de desenvolver depressão no futuro.

Ou seja, realmente é uma questão preocupante para os pais. Então nada melhor do que encontrar atividades que divirtam e desenvolvam as crianças ao mesmo tempo. Selecionamos 5 delas para você conhecer e se inspirar!

1 – Desenhar e pintar

Diante de tanta tecnologia, até mesmo os pais se esquecem de atividades lúdicas simples e baratas como o desenho à mão e a pintura.

Fora da escola essa arte pode ficar esquecida. Mas como estamos em quarentena e não há uma previsão exata de volta às aulas na maioria dos estados brasileiros, é bacana trazer esse tipo de atividade para dentro de casa.

Disponibilize para as crianças papeis, podendo ser até rascunhos, nada precisa ser novinho em folha. Também coloque à mesa lápis, giz de cera, tinta guache, enfim, o que tiver em casa. Papeis picados, papelão, recortes de revista e glitter também costumam fazer a alegria dos pequenos em suas criações.

2 – Jogos analógicos

Quando falamos em jogos logo vem à cabeça os vídeo games e aplicativos de smartphones e tablets. Mas o intuito desse post aqui é introduzir as possibilidades de mostrar às crianças que é possível brincar com outros tipos de jogos, como os tabuleiros, por exemplo.

Não é preciso ser um jogo pronto e comprado. Você pode criar esse tabuleiro junto com a criança, que pode ajudar a criar as regras, as premiações e punições.

É uma excelente maneira de trabalhar a cognição das crianças, o raciocínio lógico, poder de escolha, memorização, matemática, organização, síntese de ideias, etc.

Leia também um artigo que falamos sobre isso – Universitários criam jogo de tabuleiro com conteúdos de vestibular

3 – Teatro e fantoches

Outra brincadeira lúdica é o teatrinho, que pode ser montado entre a família, cada um fazendo um personagem, com roteiros simples e que sejam pensados pelas próprias crianças. Junte roupas coloridas, improvise acessórios para deixar tudo bem divertido.

Fantoches com contação de histórias também são boas ideias de atividades para entreter as crianças.

Ambas brincadeiras estimulam a criatividade, poder de improviso e de adaptação, a construção de identidade, liberação de emoções e opiniões.

4 – Quebra-cabeças

Quebra-cabeças é algo excelente tanto para adultos quanto para crianças. Trabalha o raciocínio lógico e a cognição de modo geral.

Além disso, segundo especialistas, é um dos melhores exercícios para melhorar a memória, o poder de concentração e foco, bem como a paciência.

Com tantas opções no mercado, há como encontrar quebra-cabeças de personagens que os pequenos adoram e se inspiram. Pode ser uma boa para que elas brinquem durante a quarentena e voltem para a escola muito mais focados e com a lógica apurada.

5 – Mímica

Imitar já é algo natural para as crianças. Então certamente elas vão adorar brincar de transmitir ideias, mensagens e imitar coisas / animais, enfim, o que seja.

Esse tipo de brincadeira ajuda os pequenos a desenvolverem a comunicação não verbal e expressão corporal. É ótima para as crianças tímidas.

E então, o que achou das dicas de atividades lúdicas para crianças na quarentena? Tem mais alguma que faltou nessa lista?

Leia também um outro artigo bacana:

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-montessoriana-tradicional/