Por meio da comunicação não verbal, fazemos todos os tipos de inferências e decisões – muitas vezes sem perceber. É importante estar atento para evitar falhas na hora de se comunicar com quaisquer pessoas.
Você já fez um julgamento instantâneo sobre uma pessoa, sem nunca falar com ela? Você consegue dizer quando outras pessoas estão preocupadas, com medo ou com raiva? Às vezes podemos fazer isso porque estamos nos sintonizando com pistas não-verbais.
Listamos alguns exercícios que podem ajudá-lo a compreender a quantidade de informações que transmitimos por meio da comunicação não verbal. São excelentes para levar à sala de aula, com alunos de todas as idades.
Atividade não verbal 1: Mova-se
- Corte várias tiras de papel.
- Em cada tira de papel, escreva um humor ou uma disposição como culpado, feliz, suspeito, paranoico, insultado ou inseguro.
- Dobre as tiras de papel e coloque-as em uma tigela. Eles serão usados como comandos.
- Peça a cada aluno que pegue uma mensagem da tigela e leia a frase: “Todos nós precisamos reunir nossos pertences e mudar para outro prédio o mais rápido possível!” expressando o humor que escolheram.
- Logo após a leitura de cada estudante, os demais devem adivinhar a emoção do leitor. Cada aluno deve anotar as suposições que fez sobre cada aluno “falante” à medida que liam suas instruções.
Atividade não verbal 2: Empilhe o baralho
Para este exercício, você precisará de um baralho normal e de espaço para se movimentar. As vendas nos olhos são opcionais e a tarefa leva um pouco mais de tempo se forem usadas.
- Embaralhe o baralho cuidadosamente e ande pela sala para dar um cartão a cada aluno.
- Instrua os alunos a manter seu cartão em segredo. Ninguém pode ver o tipo ou a cor do cartão de outra pessoa.
- Deixe claro para os participantes que eles não conseguirão falar durante este exercício.
- Instrua os alunos a se reunirem em 4 grupos de acordo com os naipes (copas, paus, ouros, espadas) usando comunicação não verbal.
- É divertido vender os olhos de todos os alunos durante este exercício (mas esta versão consome muito mais tempo).
- Depois que os estudantes entram em seus grupos, eles devem se alinhar em ordem de classificação, do ás ao rei.
- O grupo que se alinha na ordem correta primeiro vence!
Atividade não verbal 3: Filme mudo
Divida a turma em dois ou mais grupos. Na primeira metade da aula, alguns participantes serão roteiristas e outros atores . Os papeis serão trocados no segundo tempo.
Os alunos roteiristas escreverão uma cena de filme mudo, com as seguintes instruções em mente:
- Filmes mudos contam uma história sem palavras. Portanto, é importante começar a cena com uma pessoa fazendo uma tarefa óbvia, como limpar a casa ou remar um barco.
- Interrompe-se tal cena quando um segundo ator (ou vários) entra em cena, gerando um grande impacto. Lembre-se de que os novos personagens podem ser animais, ladrões, crianças, vendedores, etc.
- Uma comoção física ocorre.
- O problema está resolvido.
- Os grupos de atuação irão executar o script enquanto o resto da classe senta e aprecia a apresentação.
- Logo após cada filme mudo, o público deve adivinhar a história, incluindo o conflito e a resolução.
- Este exercício dá aos alunos uma grande oportunidade de representar e ler mensagens não-verbais.
E então, o que achou das dicas de comunicação não verbal? Elas podem fazer sucesso em salas de aula de vários níveis do ensino. Além disso, são muito populares em dinâmicas de emprego.