Empreendedorismo

Atendimento – Valor e Entrega Na Era Digital

No mercado atual, o atendimento ao cliente deve ser um conceito que entrega valor da marca e ampara as ações de marketing digital. Entenda!

Atendimento ao cliente e a representação da marca no mercado atual

O atendimento ao cliente pode ser visto como uma área que representa a empresa na atualidade. Isso porque ao entrar em contato com o setor de atendimento, o cliente está se direcionando a um representante da marca. Dessa forma, em caso de insatisfação, esse mesmo cliente pode gerar reclamações na internet e criar um contrafluxo quanto aos objetivos da empresa dentro do mercado digital.

Por isso, é importante que as empresas, na atualidade, tenham o atendimento não apenas como um setor, mas sim como um conceito interno que diz respeito as entregas que são feitas aos clientes, sejam elas tangíveis ou intangíveis.

Investimento em treinamentos e flexibilização da cultura

Assim sendo, é importante que as empresas invistam em treinamentos que amparem a equipe de atendimento quanto a informações do próprio produto ou serviço da empresa. Além disso, é importante que a cultura da empresa seja estudada para que se torne flexível e possibilite ações inerentes à gestão de pessoas. Bem como, é importante que a empresa tenha sistemas atualizados e dinâmicos que eliminem etapas de processos burocráticos .

Certamente, o atendimento ao cliente deve ser um conceito implícito na empresa, ao mesmo tempo em que é um fator que exige investimentos.

Acompanhamento de métricas e valor da marca

Além disso, o acompanhamento das métricas dos sistemas e das tendências do mercado amparam esse conceito. Por isso, a maneira como a empresa resolve as situações também é uma representação da marca. Sendo assim, o atendimento ao cliente na atualidade é uma forma de gerar valor para a marca, ao passo que é um contato direto que o cliente tem com o que lhe é oferecido através do marketing digital.

Sendo assim, ao atender o cliente o funcionário está entregando para empresa aquilo que é prometido. Por isso, esse conceito deve ser holístico e implícito na objetividade de todos, independentemente do cargo, equipe ou formas de atuação. Dessa forma, todos estão envolvidos de alguma forma nas entregas ao cliente final através do atendimento que esse cliente recebe.