O atendimento ao cliente precisa ser visto como um conceito nas empresas. Pois, no mercado atual atender o cliente significa entendê-lo, ou seja, o cliente geralmente não vem com uma demanda pontual. Sendo assim, no mercado atual o cliente questiona o processo de venda da empresa.
Por isso, o atendimento ao cliente deve ser visto como um conceito holístico, uma vez que cada vez mais o cliente exige das empresas por conta de vários estímulos recebidos pelo mercado e pelas novidades oriundas da concorrência.
Sendo assim, é necessário que a empresa tenha uma cultura aberta para que todos possam entender os gargalos de cada processo e melhorar as próprias áreas. Dessa forma, todos se direcionam de uma forma holística para os objetivos da empresa, atendendo o cliente em sua necessidade.
Uma vez que no mercado atual a insatisfação do cliente fica exposta na internet, prejudicando a imagem da marca.
Por isso, o atendimento ao cliente é uma necessidade, ao passo que deve ser um conceito e uma responsabilidade de todos os envolvidos, ainda que seja um fator intangível, deve estar implícito na rotina.
Sendo assim, é necessário rever processos em busca de melhorias contínuas, atendendo o cliente dentro da dinâmica volátil do mercado atual.