É muito importante estar atento às circunstâncias em que você pode ter o Bolsa Família suspenso, a fim de garantir que o seu benefício seja mantido, todos os meses, a e a sua família o receba sem problema algum.
Afinal de contas, embora muitas pessoas recebam o benefício mensalmente, a verdade é que nem todo mundo conheça as regras para garantir o mantimento no programa social.
Por isso, preparamos este conteúdo com informações relevantes para que você não corra o risco de deixar de receber o seu benefício. Continue lendo e saiba mais!
Um ponto que poucas pessoas têm conhecimento é existem certos prazos dentro do Bolsa Família para que você seja mantido no programa. Esses prazos estão relacionados com o saque do pagamento que é feito mensalmente. Isso significa, por exemplo, que não é recomendado você deixar o dinheiro “acumular” na sua conta do Caixa Tem, pois isso pode transparecer a ideia de que a sua família não precisa mais dele.
Logo, abre margem para que ocorra a suspensão dos pagamentos mensais. Por isso, o ideal é que a sua família usufrua do dinheiro ao longo do mês, fazendo saques, transferências ou pagando boletos, para impedir a perda do benefício.
Isso porque, atualmente, existe o prazo de 120 dias para usar o dinheiro que é enviado ao seu Caixa Tem. Isso significa que, na prática, se o valor recebido ficar mais de quatro meses sem movimentação na sua conta, automaticamente o seu benefício deixará de ser pago.
Afinal, se pararmos para avaliar a real função dos pagamentos do Bolsa Família, perceberemos que esse prazo tem um sentido bem fundamentado. Pois como o pagamento mensal tem a função de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, então qual o sentido de essas famílias não usarem esse dinheiro? Na prática, se não há movimentação alguma na conta, podemos compreender que não há mais uma necessidade real de receber esse valor todos os meses, concorda?
Pois quem realmente estiver precisando do dinheiro do programa social para conseguir ter mais dignidade e manter as finanças da família mais equilibradas, certamente irá usufruir do valor mensalmente, visando a qualidade de vida da família.
Como vimos, você pode ter o Bolsa Família suspenso quando não é fizer o saque ou a movimentação do dinheiro, como por meio de pagamento de boletos, em até 120 dias. Porém, além disso, outras situações também podem causar problemas aos beneficiários. Por isso, é fundamental que você se mantenha informado de todas as regras do programa, a fim de que possa estar cumprindo todas elas e assim mantendo o recebimento mensal.
Por exemplo, é importante manter os dados atualizado; fazer o acompanhamento médico de crianças e gestantes; manter a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes; não ultrapassar a renda limite do programa; e assim por diante. Dessa maneira, o seu benefício poderá ser mantido normalmente.