O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou uma série de ações voltadas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O objetivo é realizar a averiguação cadastral e revisão dos dados dos beneficiários, a fim de verificar erros ou inconsistências.
O processo já começou e as famílias que estão na Ação de Qualificação Cadastral precisam ficar atentas aos processos que devem seguir para evitar o bloqueio dos pagamentos.
A ação do MDS de averiguação do BPC atua em duas vertentes:
Dessa forma, os beneficiários do programa devem ficar atentos sobre as informações que prestou para a inscrição no BPC e a atualização de seus dados.
Os beneficiários que possuírem dados incompletos, incorretos, com inconsistências ou que não seguem as regras do programa, podem ter o pagamento suspenso.
Assim sendo, o MDS convoca as famílias para a atualização cadastral e verificação de suas informações, a fim de garantir a continuidade dos recebimentos mensais.
Durante a ação do MDS, as pessoas inscritas no BPC deverão fazer a sua atualização cadastral, em especial os seguintes grupos:
Nesse sentido, a atualização cadastral é realizada em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. Na ocasião, o beneficiário deverá portar os seus documentos para atualizar o cadastro.
Além disso, também é importante se atentar para outras dicas fundamentais, a fim de garantir a continuidade dos pagamentos:
É importante que os participantes do BPC se conscientizem sobre os motivos que podem levar ao bloqueio do benefício. Por isso, confira a seguir o que pode ocasionar a pausa dos pagamentos:
O Benefício de Prestação Continuada faz parte de um programa do Governo Federal para garantir o sustento dos idosos e deficientes de baixa renda. Dessa maneira, para participar do programa, é necessário cumprir as seguintes regras:
Para garantir o recebimento do benefício, além de cumprir as regras anteriores, o candidato deve provar que não possui meios de garantir a sua renda e nem receber ajuda da família, por meio da renda mensal.
Por fim, após verificar que cumpre todas as regras, é possível fazer a solicitação diretamente do na previdência social, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.