Enem e Vestibular

Assuntos mais cobrados na prova de BIOLOGIA da Fuvest

Biologia na Fuvest: Introdução

A sigla Fuvest se refere ao termo Fundação Universitária para o Vestibular, organização responsável por executar o vestibular que permite o acesso à Universidade de São Paulo, a USP.

Todos sabemos que o vestibular da Fuvest é um dos mais concorridos do país e exige muita preparação de seus candidatos.

Assim, o artigo de hoje vai te mostrar quais são os tópicos mais cobrados dentro da prova de biologia. Isso porque, essa matéria estará presente em várias questões da sua primeira fase. Além disso, se você deseja, por exemplo, cursar Medicina, perguntas sobre os mais variados assuntos da biologia estarão também na sua segunda fase.

Biologia na Fuvest: Tópicos mais cobrados

O que podemos notar, ao analisar o índice de incidência de assuntos que caíram nas últimas provas, é que existem determinados assuntos que foram cobrados com uma frequência muito próxima. Assim, vamos descobrir, a seguir, quais são os assuntos que aparecem em mais de 15% das perguntas de biologia dos vestibulares da Fuvest.

  • Ecologia: você deve se aprofundar nos estudos das relações dos seres vivos com o ambiente em que eles vivem. Ainda, podem aparecer também perguntas sobre os fluxos de energia, a diferença entre os biomas brasileiros e as etapas dos ciclos biogeoquímicos. Esse tópico possui uma incidência de 19%.
  • Fisiologia Animal e Humana: estude as células, os tecidos, os órgãos e os sistemas de animais e de seres humanos. Os principais sistemas dos seres humanos mais cobrados são o digestório, respiratório e circulatório. Esse tópico possui uma incidência de 17%.
  • Reino Vegetal e Citologia: se aprofunde nos tipos de células e seus elementos, no processo da fotossíntese e nas organelas celulares.
  • Genética: estude as leis de Mendel, as síndromes transmitidas geneticamente, o DNA e o RNA.

Em seguida, existem tópicos que aparecem em cerca de 10% das perguntas de biologia das provas da Fuvest. São eles: reino animal e botânica.

Por fim, ainda podemos observar que alguns tópicos aparecem em 10% das questões. Porém, não deixe de estudá-los, uma vez que acertar uma questão sobre um assunto menos conhecido pode fazer a diferença no seu desempenho. São eles: parasitologia, teorias evolucionistas e embriologia.

Se quiser continuar se preparando para a prova da Fuvest, confira os artigos sobre os tópicos mais cobrados nas questões de Geografia, História e História do Brasil.