Você já ouviu falar em associação livre? Esta é uma técnica usada por psicanalistas, quando os seus pacientes se deitam no divã. Consiste em permitir que o fluxo de ideias aconteça de maneira leve, sem nenhum tipo de censura ou impasse. Ou seja, neste caso, o paciente pode dizer tudo o que pensa, mesmo que o pensamento pareça um pouco sem sentido para o momento. Acredite, sempre há um sentido por trás dele.
Mas, o que essa técnica terapêutica tem a ver com a criatividade? Bem, é sobre isso que discutimos neste conteúdo. Veja abaixo e saiba mais:
Como vimos, a associação livre pode ser entendida como um fluxo de ideias sem censura. Tudo que vem à mente, conta como um pensamento ou ideia importante. Assim sendo, os benefícios dessa técnica para a sua criatividade são:
Você já teve alguma ideia interessante, mas, por medo do que os outros poderiam achar, você a deixou de lado? Pois é… Com a prática da associação livre no cotidiano você percebe que os seus pensamentos são importantes e, às vezes, por mais desconexos que possam parecer, quando você resolve analisá-los, percebe que há um pouco de verdade neles.
Além disso, é a partir de uma ideia “do nada” que você pode lapidar a sua criatividade, até encontrar algo muito interessante por trás deste pensamento diferente.
Quando você tem um insight, você julga o que está pensando como bom ou ruim? Se você costuma fazer isso de maneira automática, sugerimos que você comece a pensar de uma forma diferente. Afinal, muitas ideias boas vêm em momentos “inoportunos”, e se não soubermos ouvi-las, podemos deixar muitas oportunidades de lado.
Portanto, pare de julgar a sua mente e comece a se atentar às novas ideias que surgem, anotando-as e refletindo sobre elas mais tarde. Assim, você terá muito mais chances de chegar a algo muito criativo e inovador.
É claro que com a associação livre você não precisa simplesmente pôr em prática todas as ideias que vem à mente. Às vezes, um pensamento não será interessante para determinado momento. Porém, analisar essa ideia pode fazer com que outros insights aconteçam.
Sendo assim, ao invés de simplesmente negligenciar a sua criatividade pelo simples fato de algo vir à mente e parecer “ruim”, que tal deixar essa ideia anotada para, mais tarde, usá-la de inspiração para novas criações? Assim você já tem um gatilho que fará os seus pensamentos fluírem livremente, em busca de soluções.
Use a associação livre de ideias em momentos como reuniões com a equipe; brainstorm ou simplesmente quando você estiver refletindo sobre algo importante. Não deixe a sua mente presa e faça com que o seu cérebro seja sempre estimulado para ser mais criativo. Acredite, os resultados são incríveis e muito promissores!