A Casa da Moeda do Brasil agendou para o próximo dia 25 de novembro o lançamento de uma moeda especial. De acordo com as informações oficiais, o item será produzido em comemoração ao Centenário da União dos Escoteiros do Brasil.
De acordo com a Casa da Moeda, serão produzidas 600 unidades, sendo 200 delas de prata e outras 400 em bronze. A medalha de prata vai ser vendida por R$ 550, e a de bronze vai custar R$ 140.
Mas afinal de contas, vale a pena comprar essas moedas pensando em algum tipo de investimento futuro? Essa é uma pergunta que certamente está passando na cabeça de milhares de colecionadores ao redor do país nesse momento.
Ao menos de acordo com a opinião da União dos Escoteiros, a resposta é sim. Vale a pena comprar as novas moedas que serão lançadas pela Casa da Moeda no próximo mês de novembro.
Em entrevista ao jornal O Valor Econômico, esses especialistas apostam que o item provavelmente vai se tornar um objeto de desejo nos colecionadores, sobretudo porque será produzido em quantidade limitada.
A moeda em questão tem 40 mm de diâmetro, e foi desenhada para representar símbolos de escoteiros como trilhas, acampamentos e a chamada Flor de Lis, que é conhecido como emblema oficial do escotismo.
É importante destacar que essa moeda não terá valor monetário, ou seja, você não vai poder usar o item para fazer compras no comércio. Trata-se apenas de uma peça comemorativa.
A União dos Escoteiros do Brasil foi fundada no ano de 1924 e é reconhecida por realizar atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades como liderança e responsabilidade social.
Esta não é a primeira moeda comemorativa lançada no Brasil neste ano de 2024. Recentemente, o Banco Central (BC) anunciou o lançamento de uma peça de 1 real que faz homenagem aos 30 anos de lançamento do Plano Real.
A tendência, aliás, é que a moeda de 1 real que faz uma homenagem aos 30 anos do Plano Real se torne rara muito em breve. Os dados apontam que nesse ano de 2024 cerca de 137 milhões de moedas de 1 real estão sendo postas em circulação.
Mas dentro desse montante, apenas 45 milhões são comemorativas aos 30 anos do Plano Real. Portanto, a tendência natural é que essa peça se valorize no decorrer dos próximos anos, já que estamos falando de um exemplar com uma tiragem relativamente baixa.
No decorrer da nossa história monetária, o Brasil contou com algumas moedas comemorativas produzidas. Algumas delas, aliás, foram postas em circulação e podem ser encontradas em trocados no comércio, por exemplo.
Por se tratarem de moedas especiais, elas contam naturalmente com tiragens mais baixas. Por isso, você provavelmente vai ter mais dificuldade para encontrar esses exemplares no dia a dia. É justamente isso o que faz as peças se tornarem mais valiosas a cada ano.
Abaixo, você pode conferir uma lista completa com todas as moedas comemorativas de 1 real.