Dicas - Concursos Públicos

As Manifestações de 2013: atualidades no Brasil

As Manifestações de 2013: tudo o que você precisa saber

As Manifestações de 2013 foram ocasionadas, principalmente, pelo aumento das tarifas de ônibus em todo o Brasil.

Porém, logo o movimento tomou grandes proporções e gerou grandes consequências para o país, entre elas, o Impeachment de Dilma Rousseff.

Assim, não é de se surpreender que o evento apareça nas mais variadas provas dentro de questões de Atualidades. Dessa maneira, é fundamental que você saiba o que foram as Manifestações de 2013.

Manifestações de 2013: Introdução

As Manifestações de 2013 aconteceram devido à uma série de insatisfações do povo brasileiro, principalmente em relação ao governo federal e ao aumento das tarifas no transporte público nas capitais do país.

Manifestações de 2013: Início

O motivo inicial que ocasionou as manifestações em todo o país foi o aumento nas tarifas de ônibus, que havia sido decretado pelo Governo Dilma. Porém, logo os manifestantes começaram a levar outras questões de insatisfação também para as revoltas.

É valido destacar que o principal objetivo das manifestações foi alcançado, uma vez que o aumento nas tarifas foi revogado.

Manifestações de 2013: Visibilidade

No início, a polícia militar tentou reprimir fortemente o movimento. Porém, logo as manifestações conquistaram a simpatia da mídia e da maior parte da população. É justamente por esse motivo que os acontecimentos de 2013 se posicionam como a maior manifestação nas ruas desde aquela que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.

As manifestações de 2013 trouxeram novamente para as ruas o povo para lutar por mudanças, sejam elas no transporte público ou nas escolas. Em São Paulo, alguns manifestantes pediam mudanças nas legislações que proibiam o direito ao aborto. Outros, ainda, iniciaram o movimento FORA CUNHA, exigindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Ainda, as manifestações uniram as mais variadas classes sociais do país, incluindo aquelas mais pobres e aquelas mais abastadas.

Logo, o movimento também se tornou contra o governo federal, exigindo o Impeachment de Dilma Rousseff.

As Manifestações de 2013: Lema

As manifestações de 2013 reuniram milhares de pessoas nas ruas em várias cidades que possuíam alguns lemas. Em especial, podemos destacar “Vem! Vem pra rua! Vem” e “O Gigante Acordou”.

As Manifestações de 2013: Consequências

As manifestações deixaram para as novas gerações a prova que as mobilizações da sociedade podem alcançar diversos resultados. Além disso, o movimento demonstrou também como é possível organizar grandes eventos a partir das redes sociais.

Porém, a principal consequência das manifestações é o início do processo de Impeachment da presidente Dilma. Grande parte do povo deixou clara a sua insatisfação com o governo federal, o que desencadeou a movimentação dos deputados para iniciar o processo de Impeachment.