O termo “Cruzadas” é usado para denominar as foram expedições militares organizadas durante a Idade Média.
O assunto é cobrado com muita frequência em questões de história dentro das provas dos vestibulares e também do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar a estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as Cruzadas. Vamos conferir!
Como mencionamos, as Cruzadas foram expedições de caráter religioso, econômico e militar que se iniciaram na Europa a partir do século XI. O principal objetivo dessas expedições era reconquistar Jerusalém dos chamados “infiéis”: os muçulmanos. Contudo, não podemos nos esquecer que objetivos econômicos moviam nobres a participar dessas expedições.
As Cruzadas começaram em 1095, quando o Papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convocou toda a cristandade para participar da Primeira Cruzada.
As Cruzadas tiveram mais de um objetivo. Muitos nobres, por exemplo, estavam interessados em participar das expedições para se apropriarem de terras no Oriente (conquistar terras era a melhor forma de demonstrar status na Idade Média).
Ainda, mercadores estavam interessados nas Cruzadas para criar entrepostos nos mares e conseguir vantagem em relação ao comércio de produtos orientais. As expedições poderiam também, na visão desses indivíduos, abrir o Mar Mediterrâneo para o comércio e para relações.
Ao todo, a cristandade organizou oito cruzadas. São elas:
A Primeira cruzada (1096-1099)
Conhecida como “Cruzada dos Nobres”. Ela chegou a conquistar a cidade de Jerusalém, que depois seria reconquistada pelos muçulmanos.
A Segunda cruzada (1147-1149)
A segunda cruzada não conseguiu reconquistar Jerusalém.
A Terceira cruzada (1189-1192)
A terceira cruzada ficou conhecida como “Cruzada dos Reis”, uma vez que 3 monarcas participaram da expedição: Ricardo Coração de Leão da Inglaterra, Filipe da França e Federico Barbarossa do Sacro Império Romano Germânico.
A Quarta cruzada (1202-1204)
Organizada pelos comerciantes de Veneza, foi chamada de “Cruzada Comercial”.
A Quinta, sexta, sétima e oitava cruzadas (1218-1270)
Não reconquistaram Jerusalém.