Sabe aquele momento em que você precisa acessar um determinado serviço, mas esquece a sua senha no sistema GOV.BR? Acredite, você não está sozinho. Todos os dias, milhares de brasileiros passam por esta mesma situação. Estas pessoas precisam recuperar a senha o quanto antes para concluir os seus serviços.
Mas afinal de contas, como é possível recuperar a sua senha no sistema GOV.BR? Esta é uma tarefa que pode parecer complexa em um primeiro momento, já que estamos falando de um sistema cercado de mecanismos de segurança, que podem dificultar esta recuperação.
O fato, no entanto, é que existem maneiras simples de recuperação de senha. Tais métodos podem ser seguidos com apenas alguns passos. Neste artigo, vamos falar um pouco de cada um deles.
Para recuperar a sua senha, o primeiro passo é acessar o site oficial do Gov.br, seja pelo computador, ou mesmo pelo aplicativo oficial. Basta inserir o seu CPF, e logo depois clicar em Esqueci minha senha.
Na sequência, o próprio sistema vai apresentar a você os melhores métodos para recuperação de senha. Abaixo, você pode conferir quais são eles:
O processo de reconhecimento facial pode ser feito através do celular, ou até mesmo da câmera do seu computador.
“Durante o processo de reconhecimento facial, precisaremos comparar a sua foto com as bases biométricas faciais que você tem cadastro para poder prosseguir. Pode ser mais fácil ou mais difícil, a depender da semelhança entre a foto dessa base e a sua foto atual. Saiba mais sobre o reconhecimento facial ao lado”, diz o governo.
Outra opção rápida e fácil é optar pela recuperação por bancos. Este login poderá ser feito no ambiente do próprio banco.
“Após clicar no ícone do banco, a página seguinte e todo o procedimento de autenticação necessário será realizado no ambiente do banco, não temos acesso ao procedimento ou aos dados utilizados na autenticação. Se tiver dificuldade nessa etapa, procure o banco que selecionou e solicite esclarecimentos”, diz o governo.
Outro método bastante simples de recuperação de senha é usando o e-mail. Mas lembre-se que o e-mail de recuperação deve ser o mesmo que foi registrado na sua conta no momento da inscrição no sistema GOV.BR.
Neste sentido, também é possível recuperar a sua senha utilizando o celular que foi registrado no momento da inscrição.
Imaginando que você não tenha conseguido recuperar a sua senha em nenhum dos casos acima, saiba que ainda existe a opção de clicar em alteração de e-mail cadastrado na conta gov.br. Para tanto, basta clicar na opção de “Ir para o formulário”.
O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal pelo seguinte endereço. Na página inicial, o cidadão poderá clicar na opção Entrar, que fica na área superior direita. Logo depois, digite o seu CPF e clique na opção Continuar. Em seguida, marque a caixa de seleção para concordar com os termos.
O sistema vai gerar um problema em forma de Captcha para que o cidadão resolva e prove que não é um robô. Basta resolver e clicar mais uma vez em Continuar. Agora aparece um momento crucial da história. O cidadão precisa escolher entre duas opções. Ou ele segue com o cadastro por meio dos dados dos bancos listados, ou ele clica na opção Tentar de outra Forma.
Caso o cidadão prefira seguir de outra forma, o indivíduo terá que responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, cpf e outras informações. O cidadão precisa preencher todos os campos e na sequência clicar em Confirmar. Neste momento, o sistema enviará um código de segurança.