A numismática, a arte e ciência do estudo das moedas, pode se revelar um universo surpreendente e lucrativo. Como exemplo, vamos explorar o mundo das moedas raras de 1 Real, especificamente as que foram lançadas durante as Olimpíadas. Essas pequenas peças de metal circulam entre nós e podem valer muito mais do que seu valor de face. Quem sabe você não tem uma dessas moedas olímpicas no seu bolso?
Existem vários critérios que determinam a raridade e, consequentemente, o valor de uma moeda. Aqui estão os mais comuns:
Em um primeiro momento, o termo “reverso invertido” pode parecer confuso, mas o fato é que existe uma explicação simples para ele. A moeda reverso invertido é aquela que, viradas para cima, têm a imagem do lado inverso na mesma direção do lado anterior.
Basta segurar um lado da moeda para cima, e logo depois girar de baixo para cima. Caso o outro lado esteja de cabeça para baixo, você certamente tem uma peça rara em mãos. Veja o vídeo de nosso artigo que simula a verificação de uma moeda de reverso invertido.
Vamos conhecer as 5 moedas de 1 real raras das Olimpíadas que podem valer até R$3.720:
Assista o vídeo abaixo EXCLUSIVO do Notícias Concursos:
Existem várias formas de vender moedas valiosas. Além de lojas especializadas e leilões, os grupos de Facebook, os marketplaces online (como Mercado Livre e Shopee) e a venda direta para colecionadores são excelentes plataformas para vender moedas valiosas.
No Facebook, é possível encontrar dezenas de grupos focados na compra e venda de moedas valiosas.
Se você está interessado em vender suas moedas diretamente, uma ótima opção é anunciá-las nessas plataformas de vendas. Muitas pessoas negociam moedas diariamente pela Shopee e Mercado Livre.
Existem vários compradores de moedas valiosas que podem estar interessados em suas moedas. O portal Notícias Concursos, por exemplo, está comprando moedas, desde que sejam moedas com erros. Para saber mais e vender sua moeda, clique aqui.
Agora que você sabe o valor que essas moedas podem ter, que tal começar a procurar em sua bolsa ou cofrinho? Você pode estar sentado em uma pequena fortuna sem nem mesmo saber!