Todos sabemos que questões da disciplina de Artes fazem parte da prova de Linguagens e Códigos do ENEM.
Porém, nem sempre fica claro para os estudantes o que pode ser abordado nesse tipo de questão e quais são os tópicos que aparecem com maior frequência.
Segundo o edital da prova, o candidato deve dominar os principais movimentos artísticos da história. Ainda, o estudante deve também ser capaz de relacionar uma determinada obra ao seu devido contexto histórico, social e político.
Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com os tópicos que são cobrados com maior frequência nas questões de artes da prova do ENEM. Confira!
O tópico que aparece em primeiro lugar na lista de assuntos mais cobrados na prova do ENEM é Arte Contemporânea.
Esse termo se refere ao tipo de arte que começou a ser produzida no século XX e é até os dias e hoje. Além disso, a Arte Contemporânea tem como objetivo romper com os padrões tradicionais da academia, propondo novas formas de pensar a arte.
Dentro do movimento, o ENEM costuma, ainda, abordar determinados tópicos. Podemos citar, por exemplo, a perfomance, ou seja, o tipo de arte que utiliza diversos elementos para compor uma obra, como o corpo humano, objetos e a dança. Ainda, as instalações, criação de um ambiente artístico, também podem ser cobradas pela prova.
Produções artísticas como o hip hop, o grafite e a body art também tendem a ser abordados pelas questões de artes do ENEM.
As Vanguardas Europeias são também muito abordadas nas questões de artes do ENEM. O termo vanguardas se refere à uma série de movimentos artísticos que surgiu no século XX e que teve como palco principal a Europa.
Existem seis movimentos que fazem parte das vanguardas. São eles: fauvismo, expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo e dadaísmo.
A arte moderna é um dos tópicos que também costuma aparecer na prova do ENEM. O modernismo, termo que também é usado para se referir à esse tipo de arte, está diretamente conectado às vanguardas europeias, acontecendo no mesmo contexto histórico.
Ainda, a arte moderna foi muito importante para a história da arte brasileira, especialmente a partir do acontecimento da Semana de Arte Moderna, no ano de 1922.
As xilogravuras, características da produção popular do Nordeste brasileiro, também são abordadas pela prova do ENEM. A xilogravura é produzida a partir de uma técnica de gravura que utiliza madeira para realizar a reprodução da imagem gravada sobre o papel.
Ainda, as xilogravuras são extremamente importantes para a literatura de cordel, uma vez que os cordéis são produzidos no formato de pequenos livros com capas de xilogravuras.