Educação

Artes ajudam as crianças com matemática e pensamento crítico, dizem pesquisas

Os benefícios da participação das crianças em práticas artísticas são abundantes, incluindo impactos positivos nas habilidades físicas, cognitivas e sociais.

Um dos impactos mais básicos que as artes podem ter nas crianças é o desenvolvimento das habilidades motoras finas. O uso de ferramentas como pincéis ou giz de cera pode ser benéfico na construção dos músculos que são importantes para permitir que as crianças escrevam corretamente, de acordo com a Michigan State University Extension .

Fazer com que seu filho crie sua própria obra-prima também desempenha um papel no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como linguagem, matemática e pensamento crítico.

A exposição e o envolvimento com as artes visuais e as práticas musicais também podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades matemáticas de seu filho.

“Elementos musicais como batida constante, ritmo, melodia e tempo possuem princípios matemáticos inerentes, como propriedades espaciais, sequenciamento, contagem, padronização e correspondência um a um”, de acordo com Young Children, a revista da National Association for a educação de crianças pequenas.

Por causa disso, a música pode ser vista como uma “maneira natural e apropriada para o desenvolvimento de envolver até mesmo a criança mais nova no aprendizado da matemática”.

O reconhecimento de padrões, o reconhecimento de diferenças especiais e a contagem se correlacionam com as artes visuais, digamos, fazendo colagens ou usando materiais como contas para introduzir a contagem, relata o Early Childhood News.

Seu filho obtém o prazer da exploração criativa e da compreensão dos conceitos matemáticos básicos, mesmo sem saber realmente.

Pensamento crítico

A combinação de habilidades de linguagem e raciocínio matemático contribui positivamente para a capacidade de seu filho de pensar criticamente.

Seu filho precisará decidir quais cores, formas e tamanhos melhor se adaptam ao sentimento que está tentando ser expresso.

A prática artística exige que as crianças mapeiem e sigam “um plano mental ou imagem do que pretendem criar”, de acordo com o Serviço de Extensão da Universidade Estadual de Michigan.

As crianças podem se tornar comunicadores, pensadores e seres sociais mais fortes apenas brincando com um pouco de tinta ou aprendendo a cantar ou tocar uma ou duas canções. Portanto, não tenha medo de bagunçar um pouco ou ouvir óperas mal cantadas pela casa e reserve um tempo para ser criativo com seu filho.

E então, gostou do conteúdo?

Não deixe de ler também – Tropicalismo: Entenda o movimento que pode cair nas provas