Saúde e Bem Estar

Ar condicionado faz mal? Entenda os efeitos no corpo

As mudanças bruscas de temperatura e a diminuição na umidade do ar podem provocar efeitos em nossa saúde.

Muita gente acha que o ar condicionado faz mal, embora, de fato, isso não ocorra. O que pode ser prejudicial para à nossa saúde é a forma como este tipo de aparelho é utilizado no dia-a-dia.

Por conta disso, fizemos este guia com considerações que você deverá observar antes de usar o ar condicionado a todo momento.

Ar condicionado faz mal?

É mito afirmarmos que o ar condicionado faz mal. Isso porque, em essência, este equipamento não apresenta malefícios para a saúde. Entretanto, é preciso conhecer os efeitos que ele provoca em nosso corpo, para sabermos lidar com ambientes climatizados de uma forma mais efetiva.

Abaixo listamos o que deve ser considerado quanto aos os efeitos do ar condicionado em nossa saúde e bem-estar:

1- Ressecamento das vias aéreas

Como o ar condicionado diminui a umidade do ambiente, é possível que sintamos um ressecamento das vias aéreas, ao longo do dia. Por conta disso, usar soro fisiológico nas narinas, para evitar a irritação, é uma forma de ficar em um ambiente climatizado sem grandes desconfortos.

Além disso, ter sempre a sua garrafinha por perto e beber mais água ao longo do dia também ajuda a diminuir irritações que podem surgir por conta do ar condicionado.

2- As mudanças bruscas de temperatura provocam o reflexo colinérgico

Nosso corpo possui um reflexo colinérgico que é ativado quando o mesmo se sente ameaçado com as mudanças bruscas de temperatura. Este reflexo pode ocasionar coriza, tosse seca e desconfortos respiratórios.

Portanto, o ar condicionado faz mal se você simplesmente alternar de ambiente muito quente para muito frio, de maneira brusca e recorrente. Por isso, usar o ar condicionado em 23 graus é uma forma de minimizar estes impactos.

3- A falta de higiene do ar condicionado causa alergias

A falta de higiene do ar condicionado faz mal para o nosso sistema respiratório. Isso porque quando o equipamento não é higienizado adequadamente, é possível que haja um acúmulo de bactérias e fungos em seu interior.

Assim, todas as vezes em que ele é ligado, todos estes malefícios são espalhados pelo ambiente, provocando alergias, crises de asma, entre outros efeitos negativos.

Neste caso, a forma de evitar o problema é justamente mantendo a manutenção do equipamento sempre em dia. Isso é importante para remover excessos de sujidades e garantir um ar menos poluído.

O ambiente precisa ser ventilado de tempos em tempos

Outra forma que o ar condicionado faz mal é se você não ventilar o ambiente. Ou seja, antes de ligar o ar condicionado ao chegar no escritório, pela manhã, primeiramente abra as janelas e permita que haja uma troca no ar.

Essa circulação é importante para manter vírus e bactérias sempre longe. E o mesmo vale para depois do almoço, por exemplo: desligar o ar, abrir o ambiente por alguns minutos e só depois voltar a refrigerar pode ser uma forma de garantir um ar mais puro.

Mantenha a sua saúde utilizando o ar condicionado da maneira correta!