Para obter sucesso na entrevista de emprego, o candidato deve direcionar a postura e o seu comportamento de forma objetiva.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para analisar o seu perfil, por isso, é fundamental direcionar suas habilidades e competências de maneira assertiva dentro da necessidade de apresentação de suas competências e habilidades.
O candidato pode levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional de forma assertiva. Sendo assim, fale sobre sua capacidade de lidar com metas; direcionamento de projetos; otimização de fluxos; gestão de pessoas; construção do relacionamento com o cliente; dentre outros pontos que sejam relacionados ao seu perfil profissional e suas características.
Ao apontar uma situação que requer melhoria é relevante demonstrar senso de urgência e de resolução. Por exemplo, é possível se colocar com uma pessoa tímida, ao que é relevante destacar a necessidade de estudar teatro, considerando a elevação de sua capacidade de comunicação.
A postura do candidato deve considerar diversos fatores, por isso, ela deve ser objetiva e assertiva durante a construção de sua narrativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas, fale de maneira calma, evite gastos excessivos durante a elaboração de sua narrativa e seja assertivo no que tange às respostas.
É relevante para o candidato manter contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo e tenha cuidado para não interromper o entrevistador, caso se lembre de algum fato que não foi respondido em situação adequada.
É aconselhável que faça perguntas no final do processo seletivo para que tire suas dúvidas referentes a benefícios, planejamento de carreira e outras possibilidades que sejam pertinentes a análise da viabilidade da vaga por sua parte. Visto que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos, contudo, o candidato só se sentir apto a realizá-la, ao não ficar aquém do seu perfil no mercado.
Sendo assim, é fundamental que direcione esse processo de maneira otimizada e objetiva para que a entrevista de emprego resulte em uma contratação genuína, que considere os valores envolvidos de forma construtiva para ambas as partes.