Nos últimos o Brasil tem passado por algumas crises econômicas, e todas elas foram agravadas por desempregos em massa.
Sendo assim, a pandemia acabou se tornando mais uma crise para a economia nacional. Embora não se trate de um motivo conhecido, a crise pandêmica trouxe consequências que não gostaríamos de lembrar.
Muitas empresas foram obrigadas a interromper suas atividades, já que nem todos os nichos comportam atividades exclusivamente virtuais.
Entretanto, na contramão desse fluxo, muitos empreendedores surgiram de oportunidades que viram na crise.
Empreender requer planejamentos e força de vontade, assim como tudo o que faz sucesso, é preciso que seja verdadeiro esse querer.
Isso porque empreender apenas por conta do desemprego é um motivo sem base, e geralmente esse empreendedorismo por necessidade não dura mais que a empolgação inicial.
Para empreender na crise é preciso ter em mente que vai precisar trabalhar mais do que já teria que trabalhar para empreender num cenário econômico favorável.
É obrigatório realizar um plano de negócio para empreender, mas num momento de crise é válido não somente fazer o seu plano, como rever o que já existe.
É um momento estratégico para analisar a possibilidade de negociação com fornecedores, rever o relacionamento que a sua empresa tem feito com os clientes, e principalmente, verificar se o propósito da empresa está sendo atendido.
Analisar as finanças da empresa também pode ser válido. Reveja seu capital de giro, será que não é um bom momento para correr atrás de créditos para colocar a empresa em pé novamente?
Tudo isso é válido para a empresa que ainda não existe, uma vez que ela já precisa nascer planejada.
Assim como também não podemos deixar de enfatizar a importância de analisar o mercado e o seu produto.
Precisa atuar num mercado que tende a crescer, e seu produto precisa inovar para não ficar obsoleto.
De forma planejada e com muita dedicação, é possível empreender e superar as crises!