Samambaias dão aquele ar de casa de avó para qualquer cantinho. Afinal, são plantas exuberantes. Existem cerca de 12 mil de espécies de samambaia e, nem assim, sendo tão populares e abundantes, é fácil acertar o cultivo. Portanto, aprenda aqui como fazer mudas de samambaia havaiana.
Essas plantas são de área de floresta úmida, ou seja, um lugar muito chuvoso, protegido de sol forte, onde a umidade do ar é altíssima. Por isso, elas odeiam vento. Sendo assim, aproveite e já memorize essa dica: não coloque sua samambaia havaiana exposta ao vento.
Cuidar de plantas não é uma tarefa fácil, mas com essas dicas você aprenderá a fazer mudas de samambaia havaiana. Além disso, saberá como cuidar da sua planta para que ela fique linda e exuberante, com suas folhas e galhos nutridos e bem verdinhos.
A samambaia é uma planta que costuma ser colocada no alto. Assim, quando suas folhas crescem elas “despencam” e deixam o ambiente decorado, bonito e verde. Por isso, é fácil de colocá-las em áreas que ficam ao redor da casa, como as varandas, e orna muito bem com esse tipo de ambiente.
Primeiramente, saiba que sua samambaia havaiana gosta de umidade. Portanto, nunca deixe o substrato seco ou muito encharcado.
Antes de saber como plantar a espécie, é importante prestar atenção às dicas sobre como cuidar de uma samambaia havaiana. Assim, quando você for realizar o plantio já estará a par de tudo o que é necessário para manter sua planta viva e saudável.
É muito comum o substrato da samambaia ressecar. Isso porque, geralmente, ela está presa no alto. Então, para garantir que a terra não resseque, é preciso realizar a rega por imersão. No entanto, tenha cuidado para não encharcar e, assim, matar a planta.
Para fazer isso, pegue a sua samambaia e coloque dentro de um recipiente que possua a mesma altura da borda do vaso. Em seguida, encha esse recipiente com água. Não se esqueça de plantar a sua samambaia em um vaso que possa drenar a água.
O cálcio líquido é ideal para recuperar a saúde da sua samambaia, especialmente se ela estiver com aparência desagradável. Sendo assim, para utilizar o cálcio, você pode colocá-lo na água que utilizará para imersão cerca de uma vez por mês.
Geralmente, o vaso para samambaia vem com um gancho pequeno, que mede cerca de 40 cm. Porém, esse tamanho não é ideal para essa planta.
Então, troque o gancho de 40 cm por um gancho maior, aproximadamente com o dobro do tamanho, ou seja, com 80 cm. Além disso, não prenda o gancho no vaso da planta, mas no pratinho.
Agora que você já sabe que irá precisar para cuidar da sua planta, vamos aprender como realizar o plantio.
Em primeiro lugar, a samambaia havaiana possui uma sujeirinha por baixo que é proveniente de alguns galhos que acabam secando. Por isso, antes de tudo realize a limpeza dessa sujeira. É algo normal, mas que você deve remover. Para isso, você pode cortar com uma tesoura.
Feito isso, está na hora de retirar a mudinha. Para retirar, separe uma pequena quantidade de galhos e puxe com bastante cuidado. É necessário puxar de forma que a raiz venha junto. Porém, separe cuidadosamente, pois alguns galhos secos vêm juntos.
Além disso, retire a muda das bordas do vaso, nunca do meio. Em segundo lugar, prepare um vaso com bastante drenagem e um substrato bem soltinho. Isso é fundamental, porque, como você já aprendeu, a samambaia havaiana gosta de bastante umidade, mas não gosta de ser encharcada.
Com o substrato no vaso, faça um pequeno buraco com o dedo e insira a samambaia. Lembre-se de fazer o buraco no centro do vaso, pois a planta vai crescendo e se espalhando. Outra opção é realizar o plantio de forma mais espalhada.
Por último, outro ponto importante é deixar o substrato já úmido para realizar o plantio. Mas, lembre-se: se o solo estiver úmido não é necessário fazer a rega, para que a planta não fique encharcada.