Hoje, passaremos algumas dicas para que você aprenda a plantar pimentão em sua horta.
O pimentão é um alimento muito versátil e delicioso que combina com muitos pratos, agregando sabor e beleza a eles.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas simples de como plantar e cultivar pimentões em casa, para que você possa ter essas hortaliças sempre fresquinhas com boa procedência todas às vezes que precisar ou quiser.
Além disso, ainda contaremos para você quais são os principais benefícios do consumo regular de pimentão.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade de nossas dicas.
Além de delicioso e ter uma capacidade enorme de intensificar o sabor de vários pratos salgados, o pimentão ainda pode trazer muitos benefícios para a saúde de quem os consome com frequência.
Essas hortaliças estão classificadas por três fases em que são divididas por meio das cores: verde, amarelo e vermelho.
Cada cor representa uma fase de maturação, mas todas elas podem conter substâncias e nutrientes excelentes para o bom funcionamento do organismo.
Quando o pimentão está verde, ele é rico em vitamina E, betacaroteno e carotenoides que ajudam o organismo a prevenir muitas doenças como câncer e a catarata. Além disso, os pimentões verdes ainda têm vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, magnésio e potássio, além de alguns componentes antioxidantes.
Já quando ele está amarelo, torna-se uma fonte grande de vitamina C, tem ação descongestionante, expectorante e antibacteriana. Além de auxiliar na perda de peso, pois possui substâncias indutoras de termogênese.
Em sua última fase, que é quando está vermelho, torna-se rico em antioxidantes capazes de reduzir drasticamente problemas cardiovasculares e também é rico em vitamina C e E.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios de consumir pimentão, é hora de descobrir como plantá-los e cultivá-los em sua horta.
Para isso, nós separamos um passo a passo bem simples para que você possa ter essas hortaliças em sua casa e desfrutar de todas as vantagens de seu consumo. Confira:
O primeiro passo é juntar todos os itens que você precisará para plantar os pimentões em sua horta.
Para isso você precisará de uma bandeja, substrato suficiente para preencher todas as covas que desejar, uma espátula, um borrifador de água, e, é claro, as sementes do pimentão.
Depois de todos os itens reunidos, é hora de retirar as sementes dos pimentões.
Remova as sementes com o auxílio de uma colher e deixe secar sobre uma folha de papel toalha, por, no mínimo, duas horas ao ar livre.
O terceiro passo é colocar o substrato nas bandejas e plantar as sementes que já estão secas em pequenas covas de 1 cm de profundidade.
Em seguida, borrife água em todas as covas e deixe descansar em um local abafado e úmido, para que as mudas brotem mais rapidamente.
O quarto passo é passar as mudas que já brotaram para o solo de sua horta.
Para isso, você precisará abrir pequenas covas no solo utilizando a espátula e, com muito cuidado e delicadeza, retirar as mudas da bandeja uma a uma com substrato e tudo, e colocar na cova no solo.
Tape bem com terra de um jeito que não sobre nenhuma bola de ar dentro da cova.
O quinto e último passo é fazer a manutenção frequente de seus pés de pimentões.
Para isso, é preciso atentar-se à rega, que precisa ser feita de um modo que o solo fique sempre úmido. Ademais, é necessário deixá-los em um local que eles consigam pegar ao menos 8 horas de sol diariamente.
Sendo assim, em quatro meses você já poderá colher os primeiros frutos.
Por fim, agora que você já sabe como plantar pimentão em sua horta, é só colocar nossas dicas em dia para usufruir de todos os benefícios que esta hortaliça pode oferecer.