Pesquisar preços antes de fazer qualquer compra é um hábito que todo consumidor deveria ter. Afinal, o preço de um produto pode variar de uma loja para outra, e encontrar a melhor oferta sempre vai ser benéfico ao orçamento. Nesta matéria do Notícias Concursos, vamos explorar dicas práticas para pesquisar preços e economizar ao fazer compras pela internet ou em lojas físicas.
Pesquisar preços é importante porque a variação pode ser significativa, e a pesquisa pode trazer economia significativa. Vários fatores interferem nos preços finais praticados pelas lojas. A seguir, vamos conhecer alguns desses fatores:
Lojas físicas em geral têm custos maiores que lojas online. Esses custos se referem a aluguel, água, energia e outros relativos à alocação física, por isso o preço dos produtos pode ser maior.
A forma de pagamento também costuma interferir no preço dos produtos. Compras pagas à vista, em dinheiro, via Pix ou até mesmo no boleto costumam ter preços melhores que as efetuadas a prazo, no cartão de crédito, já que não precisam lidar com taxas de maquininha, por exemplo.
Se uma loja aplica juros a partir da quinta parcela e outra loja oferece dez parcelas sem juros, por exemplo, isso também impacta o preço final do produto, em caso de parcelamento.
Uma loja com muito estoque pode ofertar um produto com mais desconto caso precise liberar esse estoque, levando a um preço menor que o aplicado pelo concorrente.
Algumas lojas oferecem mais ofertas em momentos festivos (aniversário da loja, por exemplo), Black Friday, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, ou quando precisam bater alguma meta de vendas em algum mês específico.
Lojas maiores podem ter estoques maiores e, por isso, compram mais produtos de uma fábrica para revenda, por exemplo. Nessa compra maior, conseguem mais descontos e margem maior para compartilhar o desconto com seu consumidor final.
É por isso tudo que pesquisar preços é tão importante. Pesquisando, aumentam as chances de encontrar a melhor oferta e fazer a compra com economia.
Antes do surgimento do comércio online, para pesquisar preços era preciso ir de loja em loja e comparar os preços ou telefonar e perguntar aos atendentes. Outra prática comum era acompanhar os anúncios de publicidade na televisão, no rádio e no jornal para ficar sabendo de promoções. Havia também revistinhas ou panfletos de supermercados e farmácias com as ofertas disponíveis.
Depois, com o surgimento da internet, fazer essa pesquisa ficou mais prático. Atualmente existem sites para pesquisar preços e comparadores que prometem apresentar a melhor oferta. Alguns sites permitem cadastrar alertas de preços para avisar o consumidor quando o preço do produto de interesse dele estiver mais baixo.
Confira quatro sites e aplicativos para pesquisar preços e economizar ao fazer compras:
A pesquisa de preços ainda não garante que a compra seja feita pelo melhor preço. É preciso prestar atenção aos seguintes pontos:
Para fazer compras parceladas, um cartão de crédito ajuda muito. O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor. Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:
*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.
Pesquisar preços antes de fazer compras é uma estratégia inteligente para economizar dinheiro. Com as ferramentas e aplicativos disponíveis atualmente, ficou mais fácil comparar preços e encontrar as melhores ofertas. Lembre-se também de considerar outros fatores além do preço, como frete, prazo de entrega e condições de pagamento. Com essas dicas, você estará mais preparado para fazer compras de forma consciente e econômica.
Aproveite as vantagens da pesquisa de preços e faça suas compras com mais segurança e economia!