Aqueles que são aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos, pois a segunda parcela do 13º salário já tem programação. Ao que parece, ela será creditada no mês de agosto de 2024.
O pagamento extra promete trazer grande alívio no orçamento de vários aposentados do INSS, além dos pensionistas, é claro. Afinal, o dinheiro proporciona uma injeção financeira que pode ser bastante efetiva para equilibrar o orçamento.
Para quem conta com a aposentadoria ou pensão, o 13º salário funciona como uma espécie de complemento vital dentro da renda. A parcela adicional ajuda no equilíbrio das contas, mas também oferece a chance de realizar projetos e sonhos que, antes, teriam que ser adiados.
O repasse do décimo terceiro é uma ação estabelecida para melhorar a qualidade de vida dos aposentados do INSS, proporcionando mais segurança financeira. Assim, o INSS estabeleceu um cronograma estratégico para pagar o décimo terceiro, garantindo que este processo seja eficiente e organizado.
Os pagamentos serão feitos, de início, aos aposentados do INSS que ganham, no máximo, um salário mínimo. Em seguida, são aqueles que têm os benefícios acima do piso nacional. O planejamento deixa mais fácil a gestão financeira de todos os beneficiários, garantindo a eficiência do processo de repasse.
Lembrando que tem direito ao décimo terceiro os aposentados do INSS e os pensionistas que, durante 2024, tenham recebido:
O décimo terceiro salário é voltado para os aposentados do INSS, pensionistas e também quem recebeu, durante o ano, os benefícios temporários, como citamos acima. Para o benefício temporário, por exemplo, auxílio-reclusão e auxílio incapacidade temporária, calcula-se o valor proporcional ao tempo do recebimento do montante. Isso é a garantia para aqueles que não receberam o benefício ao longo do ano possam ainda contar com o valor adicional.
As mulheres que recebem o salário-maternidade têm direito também ao décimo salário proporcional. Mas, faz-se o pagamento junto com a última parcela do benefício, e não no mesmo período que os aposentados do INSS. Saber desse detalhe é de suma importância para que as beneficiárias planejem suas finanças.
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício que sempre gera dúvidas entre os brasileiros. Isso porque ele não dá direito ao recebimento do 13º salário. Os idosos e PcDs (Pessoas com deficiência) que são elegíveis para receber o BPC não recebem a parcela adicional.
Manter-se sempre atualizado é primordial para não se perder em nenhuma notícia falsa ou ficar de fora de uma informação relevante acerca da liberação do décimo terceiro. Para isso, siga os passos abaixo:
Atente-se, pois a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados do INSS é um grande benefício. Sem contar que é um suporte essencial para manter as finanças dos brasileiros.
O valor adicional proporciona mais segurança e tranquilidade financeira, permitindo aos beneficiários, um melhor planejamento das despesas e um mês mais confortável. Portanto, não deixe de acompanhar os calendários oficiais para pagamento, se mantendo informado para um melhor aproveitamento desse direito.