Foi retomado o concurso público para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 19ª região no estado do Mato Grosso (CRECI – MT) após ter sido suspenso pelo próprio órgão.
O certame foi suspenso após suspeitas de fraude envolvendo a empresa contratada para a organização da seleção que, na época, era a Método e Soluções.
O contrato com a empresa foi rompido e o CRECI MT contratou o Instituto Selecom para assumir o concurso.
De acordo com o comunicado oficial publicado no site do CRECI MT, o presidente da autarquia, Claudecir Roque Contreira, optou pela suspensão do certame após graves denúncias de fraude e compra de cargos públicos denunciadas pela imprensa.
Em reportagem publicada no site G1, a banca responsável pela organização do certame, a Método e Soluções, é alvo de investigação na Operação Ápate deflagrada pela Polícia Civil do estado.
Ao todo, a operação culminou em 82 mandatos de busca, apreensão, prisão e bloqueio de bens.
O esquema contava com um operador que era o responsável por intermediar a compra do gabarito da prova entre os candidatos e a empresa de concursos.
A justiça já decretou a prisão preventiva do operador do esquema, do proprietário da empresa administradora de concursos e da chefe de gabinete e do vice prefeito da cidade de Porto Esperidião.
Agora, com a retomada do certame, os interessados podem efetuar a inscrição até o dia 10 de outubro, diretamente pelo site do Instituto Selecom.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 120.
Por meio de concurso público, o CRECI MT 19º Região oferece vagas para candidatos com nível médio completo para o cargo de Agente de fiscalização.
O salário oferecido pelo CRECI – MT é de R$ 3.700,00 mensais.
Ao todo, são oferecidas quatro vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro reserva.
Confira a distribuição de vagas a seguir:
Localidades e vagas
Confira a seguir as principais funções do agente de fiscalização:
Agente de Fiscalização
O concurso público para o CRECI – MT da 19ª previa em seu cronograma as seguintes etapas:
A data de aplicação da prova objetiva estava prevista para o dia 19 de novembro de 2023. Os candidatos serão avaliados por meio de 40 questões de múltipla escolha distribuídas entre os conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, noções de informática, legislação e ética na Administração Pública e conhecimentos específicos.
O Concurso CRECI 19º Região teria validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do órgão.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo e o conteúdo programático das provas.