Economia

Aplicativo CadÚnico: Veja como realizar o pré-cadastro e atualizar os dados cadastrais

Atenção cidadãos brasileiros! O Governo Federal já liberou o aplicativo CadÚnico, uma ferramenta criada para facilitar a inscrição e atualização de dados no sistema do Cadastro Único para Programas Federais (CadÚnico). A plataforma está disponível para download em aparelhos Android e iOS de forma gratuita.

A inscrição no CadÚnico proporciona a entrada em vários programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

Todavia, para entrar na lista de uma dessas iniciativas será necessário realizar um pré-cadastro no novo aplicativo. Veja como a seguir.

Pré-cadastro no CadÚnico

Antes de qualquer coisa, o cidadão deve ter uma conta na plataforma Gov.br. Basta:

  1. Acessar o site Gov.br e clicar em “Entrar”, no canto superior direito da tela;
  2. Informar o número do CPF e tocar em “Continuar”;
  3. Na sequência, será necessário marcar a caixa de seleção para concordar com os termos e tocar em “Continuar”;
  4. Agora, o cidadão deverá escolher entre seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta bancária ou apertar em “Tentar de outra forma”;
  5. Caso seja indicada a segunda opção, será necessário responder o questionário e tocar em “Confirmar”;
  6. O sistema enviará um código de segurança para o e-mail e o número de celular cadastrados.
  7. Para finalizar, basta informar o código recebido e criar uma senha de acesso.

Após realizar essa operação retorne ao aplicativo CadÚnico e faça o pré-cadastro. Depois de inserir as informações, você terá até 120 dias comparecer a um posto de atendimento (CRAS) para finalizar o cadastro.

Contudo, no caso de atualização de dados pelo aplicativo, o usuário pode realizar o procedimento de forma bem simples. Além disso, também é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), a situação do cadastro, entre outros detalhes.

Conheça 6 situações que levam a exclusão no Cadúnico

De modo geral, o cancelamento da inscrição ocorre devido a problemas no cadastro. Neste caso, as famílias devem ficar atentas as seguintes situações:

  • Informações inverídicas concedidas ao sistema;
  • Omissão de informações junto ao Cadúnico;
  • Falecimento de integrantes da família;
  • Quando a família se nega a apresentar informações;
  • Exclusão por meio de decisão judicial;
  • Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, quando a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes no período.

Além disso, as famílias devem se certificar de que estão correspondendo os critérios do CadÚnico para inclusão no sistema. Em síntese, é preciso que o grupo familiar se enquadre nos requisitos de baixa renda.