A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre os riscos de combinar diferentes produtos de limpeza. Isso porque a prática pode gerar gases tóxicos, vapores nocivos ou até mesmo explosões, dependendo dos produtos envolvidos.
O alerta ocorreu após três profissionais que trabalhavam na limpeza de um hospital em São Paulo serem hospitalizados por intoxicação respiratória. O fato ocorreu após eles misturarem produtos à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%.
Eles apresentaram sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito e náuseas. Um dos profissionais, no entanto, ficou em estado grave após entrar em contato com a substância enquanto limpava os leitos do hospital.
Os produtos de limpeza chamados de saneantes são usados para limpar, desinfetar, desodorizar e sanitizar objetos, superfícies e ambientes. Além disso, eles também podem ser usados para tratar a água para consumo humano ou limpeza de piscinas.
Nesse sentido, a Anvisa orienta que os produtos de limpeza devem ser usados e armazenados conforme as instruções dos fabricantes, evitando misturas e interações indevidas.
Em nota, Anvisa alerta sobre misturas de produtos de limpeza
Os produtos de limpeza saneantes servem para limpar, desinfetar, desodorizar e sanitizar objetos, superfícies e ambientes. Além disso, eles também são úteis para tratar a água para consumo humano e piscinas.
Dessa forma, os produtos são essenciais para o controle de infecções em ambientes hospitalares. Mas, de acordo com a investigação da agência, a intoxicação se deu por conta da interação entre as três substâncias. Por isso, é importante estar atento quanto às misturas entre produtos de limpeza, sempre se atentando às instruções do rótulo.
“Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares”, esclareceu a Anvisa, em nota
Riscos de misturar produtos de limpeza
Muitas pessoas acreditam que misturar produtos de limpeza pode aumentar o seu poder de limpeza e higienização. No entanto, essa prática pode ser muito perigosa para a saúde e a segurança das pessoas e do ambiente.
A mistura inadequada de produtos químicos pode gerar gases tóxicos, vapores nocivos ou até mesmo explosões, dependendo dos produtos envolvidos. Prova disso foram os recentes casos de intoxicação.
É importante lembrar que não apenas os produtos de limpeza hospitalares podem trazer riscos. Isso porque produtos de limpeza domésticos também podem causar danos em caso de misturas.
Alguns exemplos de misturas perigosas são:
- Água sanitária + amônia: forma cloraminas, que podem causar infecções respiratórias e irritação nos olhos e na pele;
- Água sanitária + vinagre: libera gás cloro, que é altamente tóxico e pode causar danos ao sistema nervoso central;
- Água sanitária + álcool: gera uma reação exotérmica, que libera calor e aumenta o risco de incêndio ou explosão;
- Detergente + desentupidores de pia: provoca uma reação violenta, que libera calor e gás hidrogênio, que é inflamável e pode causar explosões;
- Vinagre + bicarbonato de sódio: forma ácido carbônico, que se decompõe em água e dióxido de carbono, que pode se acumular em recipientes fechados e causar pressão excessiva, podendo estourar ou vazar.