Finanças

Antecipar saque-aniversário FGTS: o que fazer se não conseguir processar?

A antecipação de parcelas precisa seguir alguns requisitos no que se refere aos valores do resgate e ao sistema bancário

Antecipar saque-aniversário FGTS é como se fosse um empréstimo ao qual o trabalhador tem direito. Dessa forma, ele pode ter a antecipação de, no máximo, 03 parcelas do seu saque do FGTS relacionado à data de aniversário. Entretanto, diversas pessoas têm dificuldades em requerer o adiantamento. Portanto, fica a dúvida: o que é possível fazer? Entenda mais do processo na matéria desta segunda-feira (14).

O que pode ter acontecido quando não se consegue antecipar o saque-aniversário FGTS?

Antecipar saque-aniversário FGTS dependerá de diversas regras. Pois, todas essas regras decorrem da Caixa Econômica Federal, que é a gerenciadora do programa FGTS. Por conta disso, é preciso conhecer todas elas a fim de analisar as dificuldades no adiantamento.

Entre os requisitos principais estão aqueles que tratam da regularidade quanto ao CPF. Isso quer dizer, quanto à inexistência da inscrição ou da negativação nos órgãos de proteção ao crédito, ou o dito “nome sujo”.

No entanto, não é apenas isso. Assim, existem, de igual modo, algumas outras exigências, como veremos abaixo.

Quem já teve dificuldades na antecipação do saque-aniversário do FGTS precisa analisar os quesitos do saque – Foto: Ingracio

Quem já teve dificuldades na antecipação do saque-aniversário do FGTS precisa analisar os quesitos do saque. Afinal, as contrariedades certamente impedem a liberação do processo.

Uma vez que essa antecipação funciona tal como um empréstimo qualquer, também tem determinadas exigências para concessão. Conheça quais são:

  • Quem quer antecipar saque-aniversário FGTS deve ter o valor em sua conta poupança ou corrente da CEF ou do Banco do Brasil;
  • Não se pode antecipar o valor no caso de ter “nome sujo”. Isso significa que, não se pode ter o cadastro negativado nas empresas de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC;
  • Uma das exigências da antecipação é que as três parcelas, ao total, sejam de, no mínimo, R$ 2 mil. Dessa forma, deve-se analisar o extrato de FGTS antes de tudo. Com isso, é possível ter certeza se o valor desse período da antecipação alcançará os R$ 2.000,00.

Portanto, esses podem ser alguns dos motivos que os trabalhadores têm no momento do erro o qual não conseguem efetivar a antecipação do saque. Outras possibilidades, todavia, estão entre a existência do comando da movimentação da conta.

Vamos ao exemplo: a ocorrência pode se dar quando existe crédito provisionado por conta do empregador ou também do fluxo do saque. De toda forma, deve-se esperar por alguns dias para, novamente, tentar acessar o portal Internet Banking do BB, CEF ou o app do FGTS.

Saque-aniversário FGTS 2021: quando se pode sacar?

O saque-aniversário FGTS 2021 é uma alternativa que os cidadãos têm de movimentar seu Fundo de Garantia. No entanto, esse saque segue algumas regras, como citado acima. Por exemplo, existem as datas certas da solicitação. Há, também, algumas informações relacionadas aos prazos do saque e aos valores.

Esse processo está vigorando desde ano passado, 2020. De lá para cá, o trabalhador adquiriu o direito a receber a parcela do seu FGTS, constante na sua conta anualmente.

Para isso, contudo, é necessário realizar um requerimento bem específico. Portanto, para maiores detalhes sobre o calendário e como antecipar saque-aniversário FGTS, a recomendação é acessar o site oficial da Caixa Econômica e tirar todas as suas dúvidas.