Desde o início da crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se tornou uma saída muito conveniente para os trabalhadores endividados.
Atualmente, os trabalhadores podem optar pela modalidade de saque-aniversário, que concede uma parcela do saldo disponível nas contas do Fundo de Garantia do titular anualmente no mês de seu aniversário.
A boa notícia é que, além dos pagamentos anuais da modalidade, é possível antecipar as parcelas.
A antecipação do saque-aniversário do FGTS funciona como uma linha de crédito. Na Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até três parcelas pela internet, equivalente a três anos de pagamentos da modalidade, desde que o último não ultrapasse 999 dias.
Confira as condições:
No entanto, para conseguir a antecipação é necessário:
O procedimento pode ser realizado pelo aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS). Basta seguir as instruções abaixo:
O recurso é depositado na conta corrente ou poupança do trabalhador em até um dia útil. Na data de depósito do saque-aniversário, o valor correspondente à antecipação ficará bloqueado para o pagamento do empréstimo.
O trabalhador pode consultar o pagamento por meio do site do FGTS, aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS), ou em uma agência da Caixa.
Após consultar o pagamento, basta acessar o aplicativo Caixa Tem, conta poupança em que o dinheiro é depositado, e movimentar os valores. Através do aplicativo, o trabalhador pode desfrutar de serviços como transferência, pagamento de contas e boletos, recarga de celular, cartão virtual e até saque em espécie.