Saúde e Bem Estar

Ansiedade no primeiro dia de trabalho: Como controlá-la?

O primeiro dia de trabalho pode ser desafiador. Preparar-se adequadamente para ele é fundamental.

ansiedade no primeiro dia de trabalho pode aparecer em qualquer pessoa. Ela não está associada ao nível de expertise e prática que você tem. Isto é, sentir ansiedade no novo emprego nada tem a ver com não estar preparado para o cargo.

Na realidade, essa ansiedade apenas revela o quanto aquela vaga é importante para você. Além disso, demonstra o seu comprometimento em fazer as suas tarefas com maestria, demonstrando o bom profissional que você é.

No entanto, quando essa ansiedade surge em demasia, é imprescindível que saibamos controlá-la e gerencia-la adequadamente para que não nos sabotemos. A seguir, você encontra algumas sugestões e dicas que podem lhe ajudar neste sentido. Acompanhe.

Como controlar a ansiedade no primeiro dia de trabalho

Para controlar a ansiedade no primeiro dia de trabalho, você não deve enxergá-la como um “defeito” seu. Considere que todas as pessoas têm ansiedade, em diferentes circunstâncias. Faz parte do ser humano.

Dito isso, o que deve ser analisado é a intensidade dos sintomas. Se eles estão lhe atrapalhando e gerando sensações físicas muito intensas, veja agora como amenizar o quadro para se sentir mais confortável no primeiro dia de trabalho:

Prepare-se com antecedência e não deixe tudo para cima da hora

Acordar atrasado no primeiro dia de trabalho? Sem chance. Essa atitude pode fazer com que você fique mais estressado e irritado ao longo do dia, devido ao café da manhã nada proveitoso. Portanto, procure acordar pelo menos 30 minutos mais cedo do que o habitual, para assim tomar um banho relaxante, beber o seu café com calma e ler alguma coisa que possa lhe fazer bem.

Ao chegar ao trabalho, organize todas as suas coisas com calma

Não tente querer se mostrar extremamente produtivo no primeiro dia de trabalho. Esse dia não serve pra isso. Ele serve, na verdade, para você se familiarizar com a empresa, organizar a sua mesa, fazer a sua assinatura de e-mail, e assim por diante. Tire o seu dia para deixar todas essas pequenas pendências organizadas, além de conhecer o software que a sua empresa usa, por exemplo.

Cumpra os horários da maneira certa, sem se sobrecarregar

Fuja daquela ideia de “impressionar” ficando mais tempo do seu almoço no escritório, ou indo para casa mais tarde. Cumpra o seu horário como o combinado e mostre apenas a sua pontualidade. Simples assim.

Ficar além do necessário pode gerar uma pressão psicológica que, no longo prazo, pode promover o que chamamos de esgotamento mental.

Não tenha medo de interagir e tirar dúvidas

Quando não conhecemos algo plenamente, é muito comum que tenhamos dúvidas e questionamentos, por mais simples que sejam. Portanto, não tenha medo de perguntar, e tampouco de interagir. Você está em um ambiente que só funciona porque as pessoas estão ali, trabalhando juntas. Por isso, converse com elas, interaja, conheça, tire dúvidas e demonstre o seu interesse em aprender.

Acredite, é melhor demonstrar o interesse em aprender do que “fingir” que sabe tudo e, no fim do dia, não fazer metade do necessário. 😉

Você foi contratado. Simples assim!

Por fim, lembre-se sempre que você foi contratado para aquela vaga por se encaixar nela. Então pare de se autossabotar e enxergue os seus atributos. Aos poucos você vai se sentindo mais à vontade e percebe o quanto a empresa tinha razão em lhe dar essa oportunidade. Você merece!