Nesta terça-feira, dia 29 de março, a Agência Nacional de Mineração (ANM) confirmou a data em que a prova de seu concurso acontecerá.
Desse modo, foi possível conferir que se manterá o que o edital previu, ou seja, o dia 10 de abril. Assim, os candidatos já devem se preparar para realizar o exame no que diz respeito a questões de locomoção, por exemplo.
Então, a partir do dia 04 de abril, de acordo com o que diz o edital do concurso, será possível verificar o local de prova. Para tanto, o candidato deverá acessar o site do Cebraspe, a Banca Organizadora do processo seletivo.
Veja também: Novo CFP do Concurso PRF será em abril com apenas 59 aprovados
Além disso, é necessário levar em conta que ainda há um contexto de pandemia, mesmo que com números mais baixos. Portanto, o candidato deve se atentar a alguns cuidados, entenda abaixo.
O Cebraspe deixa claro que o candidato do concurso para a ANM precisará tomar certos cuidados ao realizar a prova. Isto é, de forma que se previna a transmissão da Covid-19.
Dessa maneira, exige-se que o candidato:
Nesse sentido, o edital da ANM deixa claro que será eliminado do concurso, com a anulação de suas provas, o candidato que descumprir as medidas de proteção em razão da pandemia do novo coronavírus.
No entanto, é possível que se flexibilize o uso da máscara apenas nos locais em que não há determinação legal.
Em 2020, o Cebraspe divulgou um Manual de Orientações de Prevenção à Covid-19, que poderá auxiliar os candidatos.
Primeiramente, é importante lembrar que a datas da prova será em 10 de abril, a partir das 13h. Então, o candidato terá um tempo máximo de 5 horas para responder o exame.
A Prova Objetiva terá um total de 100 questões, dentre as quais 40 são de Conhecimentos Básicos, ou seja, dentro das seguintes disciplinas:
Veja também: Português para Concursos – resumo de Morfologia
Além disso, dentro do total de questões, 60 serão de Conhecimentos Específicos, ou seja, com as seguintes matérias:
Todo o exame, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 100 pontos, com questões de julgamento de cada item como CERTO ou ERRADO. Portanto, a fim de obter a aprovação, é necessário que o candidato:
Então, a correção da Prova Discursiva do concurso para a ANM apenas ocorrerá para aqueles que passarem na fase da Prova Objetiva. Por fim, avançará para a Prova de Títulos o que tiver sucesso na etapa anterior. Portanto, será possível somar os seguintes pontos:
Dessa maneira, assim que se completar todas as etapas do processo, haverá a homologação do concurso, que ficará válido por dois anos. Ademais, será possível prorrogá-lo por igual período.
De acordo com o edital, a ANM irá distribuir 40 vagas para sedes diferentes de todo o território nacional. Portanto, os seguintes entes federativos irão receber:
Todas estas vagas imediatas, portanto, serão para o cargo de Especialista em Recursos Naturais. Isto é, profissional que deverá comprovar Graduação em Geologia ou nas seguintes Engenharias:
Além disso, é necessário que o candidato tenha o devido registro no órgão de classe.
Veja também: Locais de provas do Concurso AMAZUL 2022 são divulgados
Aqueles que passarem por todo o processo seletivo terão uma remuneração inicial de R$ 9.909,30, trabalhando 40 horas por semana. Ademais, estes passarão a compor o Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, ou seja, de caráter estatutário.
O candidato que conseguir aprovação no cargo de Especialista em Recursos Minerais da ANM terá atribuições relativas a:
Portanto, o servidor que investir no cargo irá trabalhar com estas atividades.
Por fim, as próximas etapas do certame terão a seguinte programação: