A angústia no trabalho faz parte da vida de qualquer trabalhador. É ela quem nos impulsiona rumo à mudanças e novas perspectivas de vida, nos ajudando a tomar decisões e mudar.
No entanto, quando ela aparece de maneira sufocante e intensa, pode causar o efeito rebote: a estagnação e a falta de coragem em tomar uma atitude diante de algo. Nesses casos, como devemos agir? O que deve ser feito? A seguir refletiremos sobre isso.
O primeiro passo para lidar com a angústia no trabalho é compreender qual é o seu gatilho inicial.
É possível que essa análise seja difícil, porém, com o passar do tempo você começa a ter mais “prática” quanto a isso. O importante é você fazer perguntas para si mesmo, como:
Partindo desses pressupostos, você já poderá ter uma causa mais clara em sua mente, podendo ir direto ao ponto que está lhe sufocando e causando-lhe a angústia. Reflita sobre ela.
Ao encontrar os possíveis gatilhos relacionados com a angústia no trabalho, comece a criar estratégias e a planejar ações diferentes para você. Por exemplo, se uma forma de construir um projeto tem lhe gerado angústia, que tal pensar em novas estratégias para colocá-lo em prática? Quem sabe assim você encontra uma forma mais simples de execução e pode aliviar a sua sensação de insegurança.
A angústia, muitas vezes, vem carregada de emoções “criptografadas” em nossa mente. Por isso, começar a nomear o que estamos sentindo pode nos ajudar na hora de compreender a situação de forma mais racional. Veja o nosso exemplo:
À medida em que você responde esses questionamentos e gerencia as suas emoções, a angústia começa a ser “esvaziada” de dentro de você.
Da mesma forma que pensar de maneira racional pode ajudar a lidar com a angústia no trabalho, conversar com alguém também pode gerar bons resultados. Muitas vezes, não percebemos a causa motriz para as sensações angustiantes que sentimos, porém, ao colocar em palavras, conseguimos escutar a nossa própria voz e percebemos que, talvez, não seja tão ruim assim.
E mesmo que seja, o acolhimento da outra pessoa e as palavras de suporte podem aliviar a sua tensão e permitir que você enxergue novas oportunidades e caminhos que estavam “embaçados” por conta da carga emocional.
Considere essas dicas e veja como a angústia no trabalho pode ser manejada de uma maneira mais leve, tranquila e saudável.