O marketing consiste em um conjunto de ações e análises indispensáveis para promover qualquer produto, bem como serviço.
Assim sendo, sem estratégias de divulgação não há possibilidade de vendas. Por menor que seja o orçamento de uma empresa, sem o mínimo de investimento nessa área suas vendas estarão seriamente comprometidas.
Com os avanços tecnológicos e a mudança no comportamento dos consumidores, os profissionais de marketing se tornaram cada vez mais necessários.
Porém, engana-se quem acredita que esses profissionais possuem conhecimentos limitados às análises de marketing.
Para oferecer serviços cada vez mais especializados e automatizados, é importante entender conceitos que envolvam outras áreas de uma empresa.
Um dos conhecimentos tão necessários a esses e outros profissionais de várias áreas, haja vista a importância dos números do negócio.
A interpretação dos resultados financeiros de uma empresa fornece informações para toda e qualquer decisão sobre o negócio.
Assim sendo, não deve ser visto como algo restrito ao departamento financeiro.
Os dados refletem resultados e diretrizes para todos os departamentos de uma empresa, ao passo que as análises feitas informam se as estratégias ficaram alheias à realidade financeira da empresa.
Estar a par dos investimentos destinados ao marketing por meio do ROI é importante. Bem como, do reflexo dessas estratégias nas vendas.
Decidir continuar financiando uma ação de marketing que não está trazendo resultados minimamente positivos, é uma decisão que não condiz a com a realidade financeira da empresa.
Entretanto, isso só poderá ser avaliado integralmente mediante análises dos respectivos faturamentos, custos e despesas.
Trabalhar com esses dados se tornou uma habilidade muito requerida aos profissionais de marketing.
Atualmente, os números não são vistos mais como uma forma de apontar os erros em tais ações. Visto que são indicadores de resultado e fonte de dados para basear as decisões de uma organização.